Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2001 - 10h52

Pesquisa dirá o que estrangeiros pensam dos brasileiros

Publicidade

da Folha Online

Como o Brasil e os brasileiros são vistos aos olhos do mundo? A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgará, na terça-feira, dia 13, às 10h30, em seu auditório, a primeira pesquisa mundial sobre a percepção que os estrangeiros, em todos continentes, têm do Brasil e dos brasileiros.

A pesquisa faz parte do esforço da CNT de contribuir para o maior conhecimento da sociedade brasileira, dentro da linha adotada com a criação do Índice de Satisfação do Cidadão, pesquisa mensal que já está na 42ª rodada.

Entre os dias 15 de agosto e 30 de outubro de 2001, a CNT/Sensus, utilizando institutos internacionais de pesquisa, com a consultoria do ISR (Institute for Social Research da Universidade de Michigan, dos EUA, realizou 8.800 entrevistas, em 22 países previamente selecionados de acordo com sua representação política e relevância econômica em cada continente.

A pesquisa faz radiografia detalhada sobre o Brasil e os brasileiros vistos pelo mundo. Foram questionados temas políticos, econômicos, ecológicos e sociais relativos ao Brasil.

Os entrevistados foram questionados sobre o grau de conhecimento sobre o Brasil, qualidde de vida no Brasil, avaliação do jeito de ser do povo brasileiro, grau de interesse para fazer turismo no país, internacionalização da Amazônia, entre outros.

Também foram selecionadas as principais avaliações - positivas e negativas - feitas sobre o país e sobre o povo. Entre elas está a foram como nossos produtos são vistos nas prateleiras dos supermercados em todo mundo e qual a confiabilidade dos produtos brasileiros destinados à exportação.

No campo mundial, a pesquisa realizada antes e depois dos atentados de 11 de setembro, aborda temas sensíveis ao equilíbrio político mundial.

Entre as questões estão o que os povos pensam a respeito da distribuição da riqueza entre nações e da globalização da economia. O sentimento em relação ao país em que se vive e quais principal problema enfrentado pelo país em que se vive.

Os valores a serem transmitidos aos filhos e a posição diante dos imigrantes e grau de tolerância com estrangeiros, além da confiança entre os semelhantes também estão entre os temas abordados.

A pesquisa abrangeu 22 países, totalizando 8.800 entrevistas, com média de 400 entrevistas por país. Os países foram selecionados por sua representação e relevância nos continentes e pela importância nas relações internacionais.

No continente americano, a pesquisa foi realizada no Brasil, Estados Unidos, Argentina e México. Na Europa, os países selecionados foram Alemanha, Inglaterra, França, Suécia, Itália, Espanha, Portugal e Rússia.

Na Ásia, a pesquisa foi feita no Japão, China, Coréia do Norte, Índia e Indonésia. No Oriente Médio, Israel e na Síria. Na África, Nigéria e na África do Sul. Na Oceania, na Austrália.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página