Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2001 - 13h02

Aécio Neves é eleito congressista mais influente do país

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa realizada entre os próprios deputados federais e senadores apontou o presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), como o congressista mais influente do país.

A pesquisa, conhecida como "Os cabeças do Congresso", é feita desde 1996 pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e leva em conta a presença do congressista em plenário, a sua capacidade de articulação, a produção e a reputação.

Numa primeira etapa, os próprios congressistas votam entre si. Depois, os primeiros cem citados elegem, em votação secreta, os dez mais influentes do país.


Beto Barata/Folha Imagem
Aécio Neves (PSDB-MG)
A visibilidade de Aécio Neves já se reflete fora do Legislativo. O deputado mineiro foi apontado, ainda que de forma sutil, como um possível candidato à Presidência da República em 2002, pelo próprio titular do cargo, o presidente Fernando Henrique Cardoso, no final de semana, em Nova York.

Aécio acompanhou FHC em sua viagem aos Estados Unidos a convite do presidente que queria mostrar aos demais líderes mundiais presentes na Assembléia-Geral da ONU que o Executivo e Legislativo do país estão sintonizados. Eles visitaram juntos os escombros do World Trade Center

O deputado mineiro foi eleito presidente da Câmara em fevereiro com o apoio das bancadas do PSDB e do PMDB, que, em um acordo entre as duas legendas, ajudou a eleger o ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) à presidência do Senado.

A campanha de Aécio Neves foi baseada em um discurso de fortalecimento do Legislativo, de moralização da Casa e de apoio à limitação da emissão de medidas provisórias pelo governo federal.

Leia mais:
  • Executiva do PMDB estuda lançar hoje Michel Temer à Presidência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade