Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2002 - 13h20

Jungmann pode confirmar hoje pré-candidatura à Presidência

Publicidade

da Folha Online

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, 50, dará uma entrevista hoje para falar sobre a sucessão presidencial. Jungmann deve confirmar sua inscrição na prévia presidencial do PMDB, marcada para o dia 17 março, em que será escolhido o candidato do partido à sucessão de Fernando Henrique Cardoso na eleição de outubro.

O ministro filiou-se ao PMDB em setembro depois de deixar o PPS e o esperado é que ele concorresse a uma vaga de deputado federal por Pernambuco, seu Estado natal.

A pré-candidatura de Jungmann na prévia deve opor-se à do governador mineiro, Itamar Franco, um dos maiores críticos do governo de Fernando Henrique Cardoso, de cujo governo Jungmann é ministro desde 1996, quando assumiu a pasta extraordinária de Política Fundiária.

Jungmann também foi presidente do Ibama, em 1995, e do Incra por dois períodos durante o governo FHC.

Mesmo sem ser ter sido incluído até agora nos possíveis cenários eleitorais, vencendo a prévia, Jungmann pode negociar a vaga de vice nas chapas que podem ser encabeçadas tanto pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), como pelo ministro da Saúde, José Serra (PSDB), abrindo mão da candidatura própria do PMDB, sem grandes chances de sair vitoriosa do pleito.

A filiação do ministro ao PMDB foi acertada com o governador de Pernambuco, o peemedebista Jarbas Vasconcelos, que chegou a ser cogitado como candidato da cúpula do partido contra Itamar na prévia da sigla.

Leia mais:
  • Anistia é processada por violação dos direitos humanos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade