Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2002 - 16h26

"Não podemos ser vice de Roseana, nem de Serra", diz Pedro Simon

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos pré-candidatos à Presidência da República pelo PMDB, mostrou-se preocupado com o lançamento da pré-candidatura do ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann (PMDB), anunciada hoje.

A preocupação é relativa ao comprometimento da decisão da convenção nacional do partido, tomada em setembro de 2001, de lançar candidato próprio à Presidência.

Para Simon, o anúncio do ministro indicaria ao mesmo tempo uma possível tentativa de setores do PMDB em barrar uma possível aliança encabeçada pelo PFL, com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, na cabeça de chapa, e uma aproximação com o PSDB.

A estratégia de Jungmann poderia ser a de abrir mão da candidatura, após vencer as prévias do partido, para negociar um lugar de vice em uma eventual aliança com o PSDB.

"Acho que temos que evitar o encaminhamento [do PMDB] rumo a Roseana, ao PFL. Não podemos ser vice de Roseana, nem de Serra", afirmou Simon.

O senador também questiona a viabilidade da candidatura de Jungmann. "A primeira candidatura na vida ser para presidente da República, tendo assinado a ficha de filiação no último mês do prazo, é estranho. A gente fica perguntando o quê está por trás disso...", disse. Simon, no entanto, disse não saber dizer quem estaria por trás da articulação.

Para o senador, a possiblidade de negociar o lugar de vice com o PSDB estaria descartada. "[Nesse caso], haverá nova convenção para escolher outro candidato", disse ele.

Itamar
O governador de Minas, Itamar Franco, também inscrito na prévia presidencial do partido que não irá comentar a decisão do ministro. A informação foi dada pela assessoria do governador.

Leia mais:
  • Jungmann confirma pré-candidatura à Presidência

    Leia mais no especial Eleições 2002

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade