Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2002 - 07h00

Estratégia do PFL visa barrar ascensão de tucano

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A intensa movimentação da pré-candidata do PFL Roseana Sarney (MA) neste mês é fruto de uma planejada estratégia de marketing para neutralizar o efeito do lançamento da candidatura do ministro José Serra (PSDB).

Com aparição nos programas de TV do PFL, viagens a São Paulo para gravar comerciais do partido, telefonemas a Serra, declarações sobre segurança e o jantar com Fernando Henrique Cardoso, Roseana chamou a atenção da mídia durante todo o mês em que, se dependesse de sua vontade, ficaria reclusa no Maranhão.

Roseana e o PFL temiam que o grande destaque dado ao lançamento de Serra na imprensa fizesse o ministro crescer nas pesquisas e ofuscasse sua pré-candidata. Por isso, ela e seus marqueteiros montaram uma intensa agenda, que incluiu encontro com atores da novela da Rede Globo "O Clone" -que teve cenas gravadas no Maranhão- e continua no fim de semana, com a inauguração de uma estrada ligando São Luís aos Lençóis Maranhenses.

Líderes do PFL avaliam que a missão de Roseana, de impedir o crescimento de Serra, foi facilitada por notícias negativas para o governo nas últimas duas semanas, como a epidemia de dengue no Rio, o blecaute e, principalmente, a crise de segurança provocada pelo assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Com tudo isso, o partido aposta que Serra não passará dos 10% na próxima rodada de pesquisas, enquanto Roseana deverá crescer, principalmente nos levantamentos feitos após o programa em rede nacional do partido, que vai ao ar na próxima quinta.

Depois desse programa, Roseana voltará a ocupar as telas em abril. Em uma jogada com o aval do TSE, o PFL decidiu usar só metade de suas inserções de 30 segundos em rádio e TV em janeiro: o resto será transmitido em abril. O partido terá cinco minutos diários, em inserções de 30 segundos, nos dias 9, 16, 23 e 30 de abril.

O partido temia deixar Roseana muito tempo fora da TV e dar nova oportunidade de crescimento a Serra, que ocupará o programa do PSDB de março.
(OTÁVIO CABRAL)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página