Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2002 - 07h14

Itamar Franco defende convenção extraordinária antes das prévias

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O governador Itamar Franco (PMDB-MG) anunciou ontem, em São Paulo, a convocação de uma convenção nacional extraordinária em 3 de março para a definição das regras sobre a prévia que definirá o candidato do PMDB à Presidência.

"Será necessário que conste nessa convenção que, ao vencedor da prévia, é assegurado o direito de ter o seu nome homologado como candidato do partido à Presidência na convenção de junho", declarou Itamar.

A convocação é mais uma tentativa de o governador reagir ao esvaziamento das prévias que vem sendo promovido pela cúpula nacional, defensora de um acordo com o PSDB de José Serra.

Com a medida, Itamar espera desgastar ainda mais o comando governista da sigla. Segundo pessoas próximas ao governador, ele já se decidiu pelo apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. O governador pretende apenas garantir o discurso de que foi sabotado pela cúpula do partido.

Em encontro hoje com José Dirceu, presidente nacional do PT, Itamar deverá definir as bases de sua adesão à candidatura petista.

O governador confirmou a possibilidade do encontro com Dirceu, mas negou que já tenha se decidido por Lula. "A priori não sei o que ele [José Dirceu] vai conversar comigo. Pode ser que venha apenas me dizer um bom dia."

Dizendo-se ainda inscrito na prévia, recusou-se a comentar a recente aproximação entre o PFL e o PSDB, após telefonema da governadora e presidenciável Roseana Sarney (MA) para Serra.

"Problema do PFL", declarou. "Queremos é que o PMDB mantenha a decisão já tomada, e até falada pelo presidente do partido [Michel Temer", que, ao que parece, tem esquecido um pouco disso, de ter candidato próprio."
O governador afirmou que o estatuto do partido prevê a convocação do encontro extraordinário, desde que com o apoio de pelo menos um terço dos 514 integrantes da convenção nacional.

Mesmo sem revelar números, partidários de Itamar afirmaram dispor de apoio suficiente. Para eles, a decisão da convenção extraordinária deve, obrigatoriamente, ser acatada pela Executiva.

Na avaliação do vice-presidente do PMDB em São Paulo, Airton Sandoval, há hoje o risco de que o resultado da prévia seja anulado caso pessoas impedidas de votar por decisão da cúpula do partido resolvam recorrer à Justiça.

Além de Itamar, participaram da reunião o ex-governador Orestes Quércia -que classificou como ""impraticável" a hipótese de uma aliança Itamar-Serra-, o senador Maguito Vilela e o ex-deputado Paes de Andrade.

Temer reagiu à proposta, em Brasília, dizendo que ela não será levada em conta. "Estão fazendo onda sem sentido. Itamar está marcando encontro com o presidente do PT", declarou, referindo-se ao que chamou de "lógica ilógica" do mineiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página