Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2002 - 07h12

Pefelista busca acordo com PPB

Publicidade

KENNEDY ALENCAR
ROGÉRIO GENTILE

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Para dar o troco à aproximação PSDB-PMDB, a governadora do Maranhão e pré-candidata do PFL ao Planalto, Roseana Sarney, desencadeou articulação para tentar fechar uma aliança com o PPB de Paulo Maluf.

A idéia de Roseana é convencer o ministro Pratini de Moraes (Agricultura) a ser um "vice temporário". Se a candidatura vingar, mas só o PPB se dispuser a fechar com ela, Pratini terá chance de ficar com o posto. Se Roseana mantiver a dianteira nas pesquisas e obtiver alianças que hoje parecem improváveis, com o PSDB e o PMDB, por exemplo, Pratini cederia o posto. Pratini e Roseana têm almoço marcado para 4 de fevereiro.

O "principal eleitor pepebista" a ser conquistado, porém, é Maluf, que controla os convencionais do partido. Roseana enviou emissários para tentar convencê-lo a fechar um acordo. Ela se preocupa com a possibilidade de o ministro da Saúde e presidenciável tucano, José Serra, conseguir o apoio do PMDB.

Por meio de um empresário paulista, o senador José Sarney (PMDB-AP) fez um aceno para Maluf. Sarney tentaria reverter o apoio do PFL ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que disputará a reeleição. Maluf vai concorrer ao governo paulista.

No último domingo, o presidente do PFL paulista, Cláudio Lembo, e o deputado federal Gilberto Kassab estiveram na casa de Maluf, com conhecimento de Roseana e do presidente do PFL nacional, o senador Jorge Bornhausen (SC). "Nego que esse encontro tenha ocorrido", disse Maluf à Folha. Mas auxiliares dele ouviram o seguinte quando lhe perguntaram sobre a reunião: "Não desminto".

Há duas dificuldades para um acordo rápido PFL-PPB: 1) Maluf, obviamente, quer o apoio do PFL. Mas a sigla está mais próxima de Alckmin. 2) O presidente Fernando Henrique Cardoso tem jogado pesado para evitar que o PPB se aproxime de Roseana. A ala federal do PPB tende a acompanhá-lo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página