Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2002 - 10h12

Garotinho vê declínio de Lula nas pesquisas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O governador do Rio, Anthony Garotinho, pré-candidato à Presidência da República, disse ontem que o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de opinião vem sendo prejudicado pelo desempenho do PT onde o partido ganhou eleições e é governo.

"As administrações do PT prejudicam o crescimento de Lula na sucessão presidencial", disse o governador, para quem a candidatura do petista está em trajetória declinante, ao mesmo tempo em que ele, Garotinho, estaria subindo.

"Hoje, o que as pesquisas mostram é que o Lula tem o seu pior desempenho nas cidades que são administradas pelo PT. O meu maior percentual de votos é no Estado que eu administro."

Garotinho convocou ontem uma entrevista para dizer que estava "muito satisfeito" com a divulgação da mais recente pesquisa do Ibope, na qual ele cresceu três pontos percentuais, alcançando 15% das intenções de voto. Lula continua liderando a pesquisa, com 28%, depois de cair dois pontos percentuais.

Segundo o Ibope, Garotinho aparece em um empate técnico com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), que contabiliza 18% das intenções de voto.

O presidente regional do PT no Rio, Gilberto Palmares, rebateu as críticas de Garotinho. "A cada eleição o PT cresce eleitoralmente. O governador quer discordar de dados", contestou Palmares.

Jungmann
Ontem, em Recife, sem a presença de nenhuma liderança do PMDB, o pré-candidato do partido à Presidência ministro Raul Jungmann (Desenvolvimento Agrário) lançou a primeira parte do seu programa de governo, que traz propostas para o Nordeste.

A principal medida proposta por Jungmann é a criação de um Ministério Extraordinário de Desenvolvimento do Nordeste. O cargo teria uma espécie de mandato de dois anos, renovável por mais dois, e o ministro teria de ser aprovado pelo Congresso.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade