Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2002 - 09h27

Fórum Social começa com caminhada por Porto Alegre

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O 2º Fórum Social Mundial começa hoje à noite, em Porto Alegre, com a idéia de ser mais propositivo que a edição do ano passado e com a intenção de levar o evento para Jerusalém.

A edição deste ano vai começar ao ar livre. Após uma caminhada que seguirá às 16h30 do largo Glênio Peres (no centro de Porto Alegre) até o anfiteatro Pôr-do-Sol, às margens do rio Guaíba, ocorrerá a abertura.

A expectativa dos organizadores é que 40 mil pessoas participem do evento, o dobro de participantes do fórum do ano passado. Deverão ser realizadas mais de 700 oficinas -na edição de 2001, houve cerca de 400. Haverá, também, 11 testemunhos.

A escolha de Porto Alegre como sede também de 2003, na terceira edição do evento, não elimina o objetivo de se realizarem fóruns regionais, em países diferentes. Uma das cidades escolhidas deverá ser Paris. A outra, definida ontem, é Jerusalém.

A escolha não ocorreu à toa. Na entrevista coletiva da organização, realizada ontem, o assunto mais abordado foi o terrorismo. Foram criticados os atentados e os governos que se utilizam de expedientes violentos.

"Sabemos que é difícil, mas vamos começar os contatos para realizarmos um fórum em Jerusalém. Procuraremos todos. Sabemos que poderemos ter resistência no atual governo de Israel e nos grupos extremistas. Quem ganha alguma coisa com a guerra não vai nos ver com bons olhos. Mas tentaremos", diz Oded Grajew, um dos coordenadores nacionais do Fórum Social Mundial.

Nos próximos dias, personalidades palestinas e israelenses -artistas, políticos e intelectuais- serão procuradas para viabilizar o evento em Jerusalém.

Grajew não descarta a possibilidade de o fórum ser alvo de protestos programados antecipadamente. "Nós incomodamos muita gente", afirma ele.
A exemplo da primeira edição, o fórum deste ano não apresentará uma carta comum, mas textos separados, tratando das conclusões sobre vários temas.

Leia mais:fóruns de Porto Alegre e NY
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade