Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2002 - 17h33

Segundo astronauta que pisou na Lua se encontra com Roseana Sarney

Publicidade

DÉCIO SÁ
da Agência Folha, em São Luís

Depois da novela "O Clone", foi a vez de Hollywood dar uma ajuda indireta ao marketing maranhense da pré-candidata Roseana Sarney. Hoje ela se encontrou com o ex-astronauta "Buzz" Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, e uma equipe de cinema a serviço do diretor James Cameron, de "Titanic".

Eles pretendem filmar um filme sobre a vida dos astronautas e recolheram informações sobre a base espacial de Alcântara (MA). Há a possibilidade de cenas serem filmadas no espaço, e a cápsula poderia ser lançada do Maranhão devido aos custos serem potencialmente mais baixos do que em bases como Korou, na Guiana Francesa.

A informação é do produtor do filme, John David Cameron - irmão do diretor. Ele acompanhou Aldrin e o sócio Frank Dirceu Braun. "Vamos fazer um filme sobre astronautas", resumiu Cameron, sem confirmar se seria filmada a história de Aldrin, 72.

Após terem sido recebidos por Roseana, pela manhã, foram a Alcântara. "Não sou uma pessoa que vá a lugares físicos apenas para conhecer. Nosso objetivo é conhecer o Programa Espacial Brasileiro e há uma possibilidade que isso e Alcântara entrem no filme. Gravar um filme no espaço é a primeira coisa que iremos fazer. É difícil fazer porque várias situações precisam ser resolvidas. Será necessária uma cooperação internacional", disse Cameron.

De acordo com ele, a produção do filme começaria em 2003 e duraria pelo menos dois anos. As filmagens com imagens feitas no espaço demorariam cerca de três meses. "Muitos filmes já foram feitos sobre o espaço, mas esse vai ser real", afirmou Aldrin a Roseana.

Os Cameron são proprietários da Earthship.TV, empresa que produz documentários e filmes para TV e internet. No Brasil, estão atrás de parceiros para desenvolvimento de projetos.

Leia mais no especial Eleições 2002

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade