Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2002 - 17h29

Tiroteio em Fórum Social de Porto Alegre termina com 1 morto

Publicidade

da Agência Lusa, em Porto Alegre

O Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, foi abalado hoje por uma morte, a tiros, durante a tentativa frustrada de assalto ao carro-forte que abastece os caixas eletrônicos e os bancos dentro do campus da PUC (Pontíficia Universidade Católica), onde ocorre o evento.

Segundo o capitão Roberto Damasceno Rodrigues, comandante da Brigada Militar que faz a segurança do Fórum, quatro homens chegaram à PUC de Porto Alegre por volta das 7h para assaltar o carro-forte.

O plano dos assaltantes acabou frustrado porque uma empregada da PUC ouviu a conversa, por telefone celular, entre os que observavam o carro-forte e os que aguardavam do lado de fora. "É agora ou nunca", disseram eles, segundo o relato da empregada ao capitão.

A empregada, não identificada pela polícia, avisou os seguranças do prédio e iniciou-se a troca de tiros, resultando no ferimento de um dos assaltantes, um homem negro, alto, de cerca de 30 anos.

Ao vasculhar a região em busca de pistas, a polícia encontrou uma sacola com 37 cápsulas de balas de 35 milímetros e o carro usado na tentativa de assalto, um Fiat Marea, que em seguida foi trocado por um Kadett.

Depois descobriu que os assaltantes tentaram socorrer o ferido num hospital, mas, segundo relato de um médico à polícia, ele já estava morto. Por isso, os ladrões foram embora carregando o corpo.

A polícia interditou a área da ocorrência para que seja realizada uma perícia, na tentativa de se chegar aos assaltantes. As atividades do dia no Fórum começaram com meia hora de atraso e a entrada da PUC foi alterada.

Leia mais sobre fóruns de Porto Alegre e NY

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade