Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2002 - 19h01

Olívio divulga nota em que critica teor político de denúncia

Publicidade

da Agência Folha, em Porto Alegre

O governador Olívio Dutra (PT) disse, em nota oficial divulgada no início da noite de hoje, estar convencido de que ''a verdade triunfará sobre as manipulações políticas no relatório da CPI da Segurança Pública assim que as devidas informações forem oferecidas ao STJ''.

A nota foi emitida logo após Olívio ter recebido um telefonema do ministro do STJ Fernando Gonçalves, revelando-lhe a decisão do Ministério Público Federal de pedir seu indiciamento.

A respeito das conclusões a que chegou a CPI, que embasaram o documento enviado hoje pela Procuradoria ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), Olívio criticou o suposto teor político e uma reação corporativa.

Para ele, as denúncias não passam de uma reação do que considera ser a ''banda podre'' da polícia gaúcha às modificações que estariam em sua visão sendo realizadas pelo seu governo no setor. Houve, na opinião do governador, a conjugação desses dois fatores.

De acordo com o governador, sua administração ''continuará trabalhando pelo desmantelamento do macrocrime'' no Rio Grande do Sul.

Quanto ao aspecto político, Olívio afirma que os adversários do PT tiveram dificuldade para aceitar sua eleição e fazem uma oposição ferrenha para desestruturar o governo. ''Tentaram estigmatizar o PT e seus dirigentes'', diz.

Com efeito, se o PT havia comemorado o relatório do Ministério Público Estadual inocentando Olívio no começo do mês, agora terá nova exposição pública de acusações e defesas _justamente quando está rachado devido à disputa interna entre o governador e o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, pela indicação à sucessão estadual.

''A CPI da Segurança Pública se configurou como uma reação articulada às medidas adotadas pelo nosso governo para combater a corrupção policial'', tentou sintetizar o deputado Ronaldo Zülke, líder do governo na Assembléia Legislativa.

Leia mais:

  • Ministério Público pede abertura de inquérito penal contra Olívio Dutra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página