Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2002 - 18h59

Presidente do PT gaúcho admite racha em definição de candidato

Publicidade

da Agência Folha

O presidente do PT gaúcho, David Stival, demonstrou nesta segunda-feira que está se convencendo da impossibilidade de se chegar a um acordo no Rio Grande do Sul para a definição de um candidato consensual do partido ao governo do Estado.

''Minha preocupação principal, a partir de agora, é evitar exageros de parte a parte na disputa interna. Se fosse para ocorrer o consenso, acho que ele já teria ocorrido. As chances são remotas'', disse Stival, que segue a determinação de sua tendência, a Articulação de Esquerda, e apóia Olívio Dutra _atual governador.

A divisão interna do partido foi formalizada na semana passada a partir das inscrições para as prévias do governador e do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro. Desde então, as correntes que apóiam os dois candidatos estão em plena campanha pré-eleitoral.

Tarso continua com o discurso de que ''consenso não é adesão'', mas que o reconhecimento da legitimidade de sua candidatura pelo governador ajudaria a se chegar ao acordo. Internamente, porém, as tendências que o apóiam fazem pressão para que ele não abra mão das prévias. Há uma briga por espaços.

O PT gaúcho está dividido entre as tendências que pressionam Olívio e Tarso a disputar as prévias e a executiva do partido, que tenta a unidade. Segundo Stival, a unidade é a forma pela qual o PT iria com força para as eleições.

Há, além dos problemas internos, outros que ocorrem dentro das suas próprias subdivisões partidárias. A Democracia Socialista, majoritária no governo, tem os que apóiam Olívio e os que ficaram ressentidos com os contatos feitos entre ele e correntes adversárias.

O PT Amplo se divide entre quem quer a inscrição de Tarso na prévia e quem quer o acordo. A Articulação de Esquerda rachou de vez, com o surgimento do Pólo de Esquerda, que apóia o prefeito.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade