Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2002 - 19h13

Deputado acreano pode ser cassado pelo Conselho de Ética da Câmara

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O deputado José Aleksandro (PSL-AC) pode ser o primeiro congressista cassado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. A Mesa Diretora enviou no final da tarde de hoje ao conselho o pedido de abertura de processo contra ele por quebra do decoro parlamentar. O deputado é acusado de envolvimento com o crime organizado e o narcotráfico.

O presidente do Conselho de Ética, José Tomaz Nonô (PFL-AL) declarou que assim que o deputado Aleskandro for notificado, ele terá cinco sessões para apresentar sua defesa. 'É importante lembrar que isso aqui nem é uma repartição para engavetar nem é um tribunal de linche para condenar antecipadamente quem quer que seja. Temos que preservar claro o sagrado direito de defesa de todo parlamentar', disse Nonô.

O processo contra o deputado José Aleksandro foi aberto em 20 de dezembro do ano passado pela Mesa Diretora, após receber parecer favorável da Corregedoria Geral da Casa pela cassação do mandato do parlamentar. O Conselho de Ética é composto por quinze deputados que, ainda neste semestre, devem decidir se arquivam ou aprovam o processo contra José Aleksandro.

Ele é acusado de ter usado a influência do mandato para libertar seu irmão 'Nim', que estava preso por pertencer à quadrilha do ex-deputado Hildebrando Pascoal, cassado no ano 2000 por envolvimento com o narcotráfico. Aleksandro comentou o envio do processo ao Conselho de Ética afirmando que não está preocupado e que já está trabalhando por sua candidatura ao Senado pelo Acre.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página