Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2002 - 08h32

Brindeiro pedirá quebra de sigilos de envolvidos no caso Sudam

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, disse ontem que pedirá ao STF (Supremo Tribunal Federal) a quebra do sigilo bancário do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e de outros suspeitos de envolvimento em fraudes na extinta Sudam se encontrar indícios de participação do deputado José Priante (PMDB-PA) no caso.

Brindeiro recebeu anteontem da Justiça Federal do Tocantins inquéritos policiais sobre esse caso. Ele disse que irá examiná-los para se manifestar na próxima semana sobre a transferência dessa investigação para o STF em razão da suposta participação do deputado, que é sobrinho de Jader.

Só o Supremo pode investigar e processar congressistas acusados de crimes. Sem mandato parlamentar desde outubro de 2001, Jader quer o envio dos autos para o STF para esvaziar o poder dos procuradores que atuam na apuração e do juiz Alderico Rocha Santos, que decretou sua prisão preventiva e determinou a abertura de processo contra ele.

Se o caso for transferido para o STF, será conduzido pelo ministro Carlos Velloso, a partir das recomendações de Brindeiro. Caberá a Velloso mandar instaurar inquérito criminal e ordenar a quebra do sigilo bancário.


Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade