Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2000 - 12h16

Missão técnica brasileira vai ao Timor Leste concluir projeto de cooperação

Publicidade

da Agência Brasil
em Brasília

Uma missão técnica brasileira irá ao Timor Leste entre os dias 20 de 27 de julho para concluir a definição de projetos de cooperação já apresentados ao Conselho Nacional de Resistência Timorense (CNRT).

Além disso, a missão identificará outras formas de cooperação que o Brasil pode prestar na recuperação do Timor Leste.

Técnicos dos ministérios da Saúde, Agricultura e Educação; da Fundação do desenvolvimento Administrativo (Fundap), Sebrae, Senai e Comunidade Solidária integram a missão.

Dois projetos brasileiros para o Timor Leste já foram aprovados pelo CNRT: a implementação do Programa Comunidade Solidária de Alfabetização e a criação do Centro de Desenvolvimento Empresarial, Formação Profissional e Promoção Social.

A chefe da missão e coordenadora-geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, Alice Pessoa de Abreu, disse que a agência já conta com os recursos necessários, cerca de US$ 2,3 milhões, para a execução dos projetos.

Segundo Alice, o programa de alfabetização da Comunidade Solidária terá início logo após a visita. Ela lembra, ainda, que a reintrodução da língua portuguesa no Timor Leste foi uma das prioridades definidas pelo presidente do Conselho Nacional de Resistência de Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, em visita ao Brasil no final de março.

De acordo com a coordenadora-geral da ABC, o Brasil também pode apresentar, ainda no Timor Leste, outras propostas de projetos nas áreas de saúde, agricultura e administração pública.

Durante a visita, a missão irá se reunir com o chefe do escritório brasileiro no Timor Leste, ministro Kywal de Oliveira, com representantes do CNRT e da Untaet, além de visitar várias regiões do País.

Leia mais notícias de política na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página