Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2007 - 21h49

Posse de Mangabeira Unger no governo é adiada para terça-feira

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A posse do filósofo Mangabeira Unger na Secretaria de Planejamento Estratégico do governo foi adiada mais uma vez e será realizada na terça-feira. A cerimônia de posse estava prevista para amanhã.

Segundo a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, a posse foi adiada porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer conversar pessoalmente com o filósofo antes de empossá-lo no cargo. Isso porque o convite foi feito por telefone. A previsão é que Unger e Lula se encontrem amanhã.

Hoje à tarde, o vice-presidente José Alencar chegou a confirmar que a cerimônia de posse seria realizada amanhã. "Até onde eu sei está mantida", disse Alencar.

O convite para Mangabeira integrar o governo foi formalizado no final de abril pelo presidente Lula, mas sua posse no cargo vem sendo sucessivamente adiada. A interlocutores, o presidente teria sinalizado que poderia voltar atrás no convite a Mangabeira.

Lula demonstrou insatisfação ao saber que o filósofo havia ingressado com ação na Justiça dos Estados Unidos contra a Brasil Telecom --empresa da qual é "trustee", uma espécie de consultor. Mangabeira teria cobrado da empresa honorários pendentes na Justiça, mas a Brasil Telecom nega o débito com o filósofo.

Mangabeira está em Brasília à espera da posse. Ontem, se reuniu com Alencar em seu gabinete. O vice-presidente afirmou, no entanto, que tratou apenas de "interesses do partido" sem entrar no mérito de seu cargo no governo. "Esse [posse] é um assunto que estava definido. Por que? Vocês têm alguma notícia?", questionou Alencar aos jornalistas.

O vice-presidente disse que "em nenhum momento" recebeu pedido do governo para que Mangabeira retirasse a ação contra a empresa. Alencar foi um dos principais defensores do ingresso de Mangabeira no governo, ao lado do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Esta semana, o senador confirmou que o filósofo seria empossado no cargo amanhã.

Secretaria

A criação da secretaria ainda tem que ser publicada no "Diário Oficial da União", uma vez que não existe oficialmente. O órgão vai reunir o o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) do governo.

Além da vice-presidência da República, a secretaria de Mangabeira será o único cargo com status de ministério ocupado pelo PRB.

O impasse sobre a posse de Mangabeira não é o único dentro do governo. A posse de Marcio Zimmermann no Ministério de Minas Energia, em substituição ao ex-ministro Silas Rondeau, ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Zimmermann foi convidado para o cargo depois que Silas pediu demissão do governo em meio às acusações de que teria recebido propina da empresa Gautama no esquema desmontado pela Operação Navalha, da Polícia Federal.

Lula deve se reunir na semana que vem com a bancada do PMDB no Senado para discutir a posse de Zimmermann --que foi indicado pelo grupo peemedebista do Senado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página