Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2002 - 13h50

PV lança candidato ao governo de SP e critica governo

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O PV (Partido Verde) de São Paulo lança pela primeira vez um candidato próprio para disputar o governo do Estado e decidiu adotar, a partir de agora, uma posição crítica em relação ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB), depois de apoiar a administração Covas/Alckmin nas duas últimas gestões.

Segundo Antonio Fernando Pinheiro Pedro, candidato do partido ao governo paulista, essa atitude faz parte da nova estratégia do partido de tentar formar uma base parlamentar nos Estados e no Congresso e dar ao PV uma identidade partidária.

"O PV transita entre uma ONG (organização não-governamental) e uma grife. Agora, estabeleceu-se um plano estratégico para ser identificado como um partido e, para isso, é necessário uma base parlamentar, que só se consegue com candidatos às eleições majoritárias", disse Pinheiro Pedro.

Segundo o pré-candidato, o PV tem hoje em São Paulo cerca de 3% do eleitorado e a expectativa da sigla é eleger entre quatro e cinco deputados estaduais e três deputados federais na eleição de outubro.

Críticas
Hoje, no Dia Mundial da Água, o partido aproveitou para marcar posição crítica em relação ao trâmite do projeto que estabelece critérios para a cobrança do uso da água no Estado. O partido diz que o governo paulista, que teve uma iniciativa de vanguarda na proposição do projeto, está ficando para trás na sua implementação.

Segundo ele, a lei federal que estabelece a cobrança pelo uso da água não condiciona a aprovação de um plano de bacia - levantamento de dados para o gerenciamento dos recursos hídricos -, o que estaria previsto na legislação estadual sobre o assunto. Além disso, o projeto estadual determina que os recursos arrecadados sejam gastos em programas voltados à própria bacia, enquanto o federal diz que o dinheiro deve ser aplicado preferencialmente na bacia.

"É uma sutileza, mas que nela se observa a inépcia do governo do Estado", disse Pinheiro Pedro em relação à demora na colocação do projeto em prática.

Leia mais:
  • Saiba mais sobre o candidato do PV ao governo paulista

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade