Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2002 - 17h48

Agropecuário dono de fazenda invadida pelo MST é amigo de FHC

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O agropecuário Jovelino Carvalho Mineiro Filho tem obtido notoriedade por sua amizade e seus negócios com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mineiro Filho, além de sócio, é um dos administradores da fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG), invadida no sábado por cerca de 500 integrantes do MST.

A administração da propriedade é dividida com Luciana Cardoso, filha de FHC.

A fazenda Santa Maria, invadida hoje por sem-terra, com 5.416 hectares e localizada no município de Teodoro Sampaio (a 672 km de São Paulo) pertence, segundo o líder do MST, José Rainha, a Mineiro Filho.

No último réveillon, FHC e sua mulher, Ruth Cardoso, foram hóspedes de Mineiro Filho na fazenda Bela Vista, em Pardinho (234 km a oeste de São Paulo). A fazenda é especializada em pecuária.

Figura recorrente em publicações agropecuárias, Mineiro Filho é ex-aluno de FHC na Universidade de Sorbonne, na França, durante a década de 70. Ele também é conselheiro da AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa) e sócio do restaurante Rubaiyat, em São Paulo.

Mineiro Filho _que desenvolveu projetos de algodão em suas fazendas no Pontal_ é genro do governador paulista Roberto Costa de Abreu Sodré (1967-71), morto em 1999.

No meio agrário, Mineiro Filho já atuou como vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira e diretor da Associação Brasileira de Hereford e Braford.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página