Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2007 - 10h51

D. Geraldo Lyrio Rocha assume Arquidiocese de Mariana em MG hoje

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Dom Geraldo Lyrio Rocha, 65, assume oficialmente hoje a Arquidiocese de Mariana, mas desde a noite de anteontem os fiéis festejam a chegada do presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) à região da cidade histórica mineira, sua nova base pastoral.

Sem citar a palavra aborto, d. Geraldo defendeu "a vida" e afirmou que a luta em favor dos pobres e pelo direito à cidadania deve ser um exercício permanente.

Essas defesas, de acordo com o novo arcebispo, foram exercitadas com bastante ênfase pelo seu antecessor na Arquidiocese de Mariana, d. Luciano Mendes de Almeida, que morreu em agosto do ano passado, aos 75 anos.

Ao passar pela cidade de Ouro Preto na noite de anteontem, a caminho de Mariana, d. Geraldo afirmou que dará continuidade ao trabalho pastoral que d. Luciano realizou nos 79 municípios que compõem a área da arquidiocese.

"É um trabalho que diz respeito ao direito à vida, à dignidade humana, ao exercício da cidadania. São tantas as obras por ele realizadas, sobretudo em favor dos pequeninos, dos pobres e necessitados", disse d. Geraldo. Ele também afirmou que a vida vai "da concepção à conclusão natural".

Na manhã de ontem, como primeira atividade em sua nova morada, de acordo com a Arquidiocese de Mariana, d. Geraldo reverenciou e rezou diante da cripta de d. Luciano, que fica localizada no subsolo da Catedral da Sé.

A nomeação de d. Geraldo para a mais antiga arquidiocese de Minas Gerais ocorreu no último dia 11 de abril, pelo papa Bento 16. Dom Geraldo era arcebispo de Vitória da Conquista (BA). Ele foi eleito presidente da CNBB há 48 dias.

Atraso no vôo

Dom Geraldo só conseguiu chegar a Mariana às 22h30 da última quinta-feira. O atraso de duas horas e meia ficou por conta da situação de caos nos aeroportos do país. Ele voou de Brasília até Belo Horizonte, fazendo depois o trajeto de carro, com paradas em Itabirito e em Ouro Preto.

O atraso de d. Geraldo não desmobilizou as populações das três cidades mineiras, que receberam o novo arcebispo com festas, com direito a banda de música e toalhas brancas sob os vasos de plantas nas janelas dos casarios coloniais.

No início da noite de ontem, d. Geraldo participou de sua primeira celebração na Catedral de Mariana. A posse oficial está marcada para a tarde de hoje. Haverá uma caminhada da igreja do Carmo até a praça da Sé, onde ocorrerá a posse canônica, seguida de missa. A cerimônia, de acordo com a Arquidiocese de Mariana, deverá ser acompanhada por cerca de 40 bispos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página