Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2002 - 16h56

Saiba quem é dom Cláudio Hummes, cardeal arcebispo de São Paulo

Publicidade

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

Apontado pelo jornal inglês "The Guardian" como um dos nomes que podem disputar a sucessão do papa João Paulo 2º, dom Cláudio Hummes tem 68 anos e nasceu em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Entre 1975 e 1996, ele foi bispo da Diocese de Santo André, no ABC paulista. Nesta época, atuou seguindo a linha definida por dom Paulo Evaristo Arns, contestando algumas posturas do regime militar.

Dom Cláudio apoiou as greves dos sindicatos de metalúrgicos deflagradas na região, principalmente na década de 80, durante o processo de abertura política.

Ele se tornou conhecido por permitir que os sindicatos, que foram colocados na ilegalidade pelos militares, se reunissem em igrejas para articular suas ações.

Em 1996, tornou-se arcebispo de Fortaleza, cidade na qual permaneceu por pouco mais de um ano, já que em 1998 foi escolhido para suceder dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo.

Em janeiro de 2001 foi ordenado cardeal, o segundo posto mais alto na hierarquia da Igreja Católica, atrás apenas do papa. No mês seguinte, foi à Roma receber do próprio João Paulo 2º a confirmação de sua ordenação.

Desde criança, dom Cláudio foi educado em colégios administrados por religiosos e, aos 24 anos, decidiu tornar-se padre. Tem formação em filosofia e ecumenismo, com cursos feitos no Vaticano e na Suíça. Seu lema episcopal é: "Vós sois todos irmãos".

Leia mais:

  • Arcebispo de São Paulo é candidato à sucessão do papa, diz jornal


  • Saiba como é o ritual para a escolha do papa da Igreja Católica


  • Veja também o especial João Paulo 2º
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade