Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2007 - 07h56

Aécio diz que "modelo de gestão" atrai secretário dos EUA a Minas

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), um dos presidenciáveis para a disputa eleitoral de 2010, será o único governador a receber a visita do secretário do Tesouro Norte-Americano, Henry Paulson, que vem ao país pela primeira vez. Paulson estará hoje com Aécio e amanhã, em Brasília, se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Ele quer conhecer um pouco do nosso modelo de gestão, segundo me disse o embaixador Clifford", disse Aécio acerca do motivo da visita de Paulson a Minas, articulada pelo embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel.

Aécio disse que, "além de mostrar o que fizemos em Minas", quer discutir com Paulson a importância que os organismos de fomento --como o Banco Mundial, no qual os EUA exercem grande influência-- têm para os Estados brasileiros.

"Eu pretendo dizer que os Estados precisam ter uma relação mais direta com esses organismos. Somos uma federação e, por isso mesmo, os Estados precisam ter capacidade maior de investimentos, de financiamentos, e gostaríamos de ter essa compreensão por parte do Tesouro americano, que é um parceiro e financiador fundamental desses organismos, em especial do Banco Mundial."

Tão logo assumiu o comando da embaixada americana em Brasília, o primeiro Estado visitado pelo embaixador Sobel foi Minas Gerais. Foi nesse momento que ele começou a articular a viagem do secretário do Tesouro norte-americano.

Na época, Sobel disse que uma das suas tarefas à frente da embaixada seria promover encontros das autoridades dos EUA também com os governadores, porque são os "os que estão mais próximos do povo" e " envolvidos na construção de uma economia mais dinâmica".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página