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19/07/2000 - 03h31

Conde quer elevar gasto com publicidade em 3.170%

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ANTONIO CARLOS DE FARIA, da Folha de S.Paulo

O prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, que é candidato à reeleição, aumentou em 3.170% a previsão de gastos com publicidade para este ano. O Orçamento aprovado pela Câmara previa gastos de R$ 406 mil. Até a semana passada, o prefeito já havia feito remanejamentos que elevaram as previsões para R$ 13,2 milhões.

A primeira alteração ocorreu em janeiro, quando, no mesmo decreto em que aumentou as previsões de gastos com publicidade, fez reduções em áreas sociais.

Um exemplo é o programa "Vem Pra Casa", criado a partir de 1994 para atender crianças de rua, em resposta à chacina da Candelária, ocorrida um ano antes. Nesse programa, o prefeito diminuiu em 41% as previsões de gastos, cortando R$ 2 milhões de um total de R$ 4,9 milhões.

Os dados sobre a execução orçamentária da prefeitura são acompanhados pelo economista Luiz Mário Behnken, conselheiro do Corecon (Conselho Regional de Economia). O Corecon é uma autarquia federal, responsável pela fiscalização dos economistas, que integra o Fórum Popular do Orçamento, grupo que reúne 40 entidades civis da cidade do Rio.

O Orçamento da Prefeitura do Rio para este ano prevê despesas de R$ 4,6 bilhões. Conde foi autorizado pela Câmara a fazer remanejamentos de até 15% do total.

Na proposta orçamentária do prefeito, o pedido inicial era que pudesse fazer alterações até 25%. Nessa proposta, ele previa gastar R$ 8,9 milhões durante o ano com publicidade, mas os vereadores só aprovaram os R$ 406 mil.

A prática de aumentar os gastos com publicidade em relação ao orçamento aprovado pela Câmara é uma marca do governo Conde. Em 1999, esse aumento foi de 390%; em 1997, havia sido de cerca de 993%. Em 1998, quando Conde apoiou seu padrinho Cesar Maia na campanha para governador, o aumento dos gastos foi o menor de sua gestão, 47,9%, tendo passado da previsão de R$ 2,5 milhões para R$ 3,7 milhões.

Maia foi derrotado por Garotinho (PDT), entrou em choque com Conde e os dois romperam.

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