Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2002 - 18h13

Líder do PT elogia FHC por apoio à união civil entre homossexuais

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado João Paulo Cunha (SP), elogiou a iniciativa do presidente Fernando Henrique Cardoso de apoiar o projeto de lei que permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A matéria, de autoria da prefeita Marta Suplicy, quando era deputada federal, tramita na casa desde 1985. Atualmente, o projeto está pronto para votar, mas se encontra parado na Mesa Diretora.

"Eu acho que é muito positivo ter uma posição favorável do presidente para um tema tão polêmico. Ele (FHC) teve uma postura muito positiva", disse Cunha à Folha Online.

Na tarde desta segunda-feira, FHC recomendou ao Congresso a aprovação da união civil, durante a solenidade de implantação da Segunda etapa do PNDH (Programa Nacional dos Direitos Humanos).

"Ressalto a recomendação para que o Congresso aprove o projeto permitindo a união civil entre pessoas do mesmo sexo", disse o presidente, que, ao final da cerimônia, posou para fotos segurando uma bandeira do movimento gay.

Aprovação difícil
"O projeto é viável mas tenho dúvidas se este é o momento propício para apreciá-lo. A pauta está complicada e é preciso esgotá-la para depois introduzir o projeto de lei", afirmou.

Além disso, há muita resistência à proposta, principalmente entre os deputados evangélicos e os mais conservadores, mesmo de outras religiões.

Por conta da polêmica em torno da questão, o projeto, que está pronto para ser votado pelo plenário desde 10 de dezembro de 1996 (data da aprovação do relatório elaborado pelo deputado Roberto Jefferson PTB-RJ), vem sofrendo constantes adiamentos na votação.

Leia mais:
  • Plano de Direitos Humanos de FHC apóia união gay e cota para negro

  • União gay é defendida em novo Programa de Direitos Humanos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página