Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2000 - 14h31

Candidatos de Ribeirão usam funcionários públicos na campanha

Publicidade

EVANDRO SPINELLI
da Folha Ribeirão

Candidatos a prefeito e a vereador em Ribeirão Preto estão utilizando funcionários públicos nomeados por eles e a estrutura da Câmara em suas campanhas.

O petista Antônio Palocci Filho, deputado federal e líder na última pesquisa do Datafolha, com 46% das intenções de voto, tem, na coordenação de sua campanha, Juscelino Dourado, assessor de seu gabinete na Câmara Federal.

Dourado diz que o Congresso Nacional está em recesso e que, por isso, tem mais tempo para se dedicar à campanha. Ele afirma que está pedindo férias do Congresso e estuda se afastar ou mesmo pedir exoneração.

Como deputado federal, Palocci tem direito a indicar 13 assessores. Desses, apenas três trabalham em Ribeirão Preto. Os demais prestam serviços no gabinete do parlamentar, em Brasília.

Osmar Capacle, assessor do vereador Donizeti Rosa (PT), também trabalha na campanha de Palocci, segundo uma funcionária.

O corregedor da Câmara Federal, deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE), disse que os deputados-candidatos que forem flagrados com seus assessores fazendo campanha podem ter suas candidaturas "prejudicadas".

A Promotoria vê imoralidade no uso dos assessores. Para os candidatos, não há problemas em usar funcionários dos gabinetes nas campanhas eleitorais.

O vereador Antônio Carlos Morandini (PFL) tem como coordenador de sua campanha a prefeito o próprio filho, Alessandro César Morandini, chefe de seu gabinete na Câmara Municipal. Informações da campanha de Morandini são enviadas, diariamente, a partir de um fax instalado no gabinete do vereador.
Alessandro diz que não há problemas em compatibilizar as duas atividades. Ele também alega que a Câmara está em recesso, fazendo com que o volume de serviço no Legislativo seja menor.

Telma Romani, assessora da Câmara, também coordena a campanha de Dácio Campos (PPS) a prefeito. Ela é secretária do partido e tem se revezado entre trabalhar no gabinete de Campos na Câmara e no comitê, embora permaneça a maior do dia no Legislativo de Ribeirão Preto.

Odônio dos Anjos Filho, presidente do PPS, coordenador da campanha de Campos e diretor-geral da Câmara, disse que orientou a todos os assessores do vereador que atuem na campanha só fora do horário de expediente. Ele negou que Telma esteja trabalhando na campanha. 'Ela é secretária do partido. É natural que as pessoas a procurem no serviço. Mesmo se fosse uma empresa privada seria assim, mas a prioridade dela é a atividade legislativa.''

Dos atuais vereadores candidatos à reeleição, a reportagem apurou que pelo menos cinco estão usando funcionários em seus comitês.

Alessandra Maria Sala trabalha no comitê de Leopoldo Paulino (PSB). Ela disse que já se desvinculou da Câmara, mas a reportagem apurou que ela permanece como assessora de Paulino.

Daniela Farah Antunes Masson e Rosemary de Godói Albertini prestam serviços no comitê de Joana Leal Garcia (PT). Rosemary atendeu a duas ligações da reportagem e Daniela foi flagrada no comitê por duas vezes, em dias diferentes.

Valéria da Silva Ferreira, assessora de José Alfredo Carvalho (PT), trabalha no comitê do vereador-candidato, segundo uma funcionária do gabinete. Sônia Regina Pereira Sabatini também foi flagrada no comitê.

Hélio Ferreira e Lamartine Rezende de Souza fazem campanha para Jorge Parada (PT). Ontem, eles participaram de caminhadas com o candidato a prefeito Antônio Palocci Filho, segundo uma funcionária do comitê.

Nelma de Freitas é assessora da Câmara e foi flagrada pela reportagem trabalhando no comitê de Plauto Garcia Leal (PSDB).

Anjos disse que os assessores não podem trabalhar nas campanhas durante seu horário de trabalho no Legislativo.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Clique aqui para ler mais no site Eleições Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página