Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2002 - 08h18

Lula confirma vantagem sobre 2º colocado, segundo Ibope

Publicidade

da Folha Online

Os números da mais recente pesquisa do Ibope, divulgados hoje pelo jornal "Valor Econômico", confirmam o crescimento do pré-candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial em relação ao segundo colocado. Em abril, data da pesquisa anterior, a vantagem do petista era de 17 pontos percentuais, subindo agora para 22 pontos.

De acordo com a pesquisa, Lula aparece em primeiro com 38% das intenções de voto, contra 16% de José Serra (PSDB) e de Anthony Garotinho (PSB), que agora estão empatados em segundo lugar. Ciro Gomes (PPS) ficou em quarto, com 10%.

O levantamento do Ibope confirma os números do Datafolha divulgados na semana passada, na qual Lula aparecia com 43%. Como a margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, Serra, com 17%, Garotinho, 15%, e Ciro, 14%, estavam em situação de empate técnico.

Encomendada pelo Bank of America, a pesquisa Ibope ouviu 2.000 pessoas, entre os dias 17 e 19 de maio, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Oscilação
Todos os pré-candidatos oscilaram no levantamento atual do Ibope - Lula para cima, e os outros, para baixo.

Lula tem agora 38% das intenções de voto para presidente, contra 35% da pesquisa anterior. José Serra oscilou de 18% para 16%, empatando com Anthony Garotinho, que também teve resultado menor neste levantamento, passando de 17% para os 16% atuais. Ciro Gomes (PPS) passou de 11% para 10%.

Enéas Carneiro (Prona), que não havia sido incluído no levantamento anterior, tem 2%. O percentual de pesquisados que indicou pretender votar em branco ou nulo é de 8% e o de que se disseram indecisos, de 11%.

 Confira as últimas pesquisas eleitorais

Leia mais:

  • Serra cai 10 pontos em eventual 2º turno

  • 2º turno será direita x esquerda, diz Garotinho

  • PMDB se inclina por Simon para vice

  • Compra de prefeitura do PT é investigada

  • Para Bornhausen, Serra não vence sem o PFL


    Veja também o especial Eleições 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade