Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2007 - 19h16

Quintanilha adia mais uma vez a escolha de relator para o terceiro processo contra Renan

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Sem conseguir nomes afinados com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para relatar o terceiro processo contra o peemedebista, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), adiou para terça-feira a escolha do nome de um senador para o cargo. O senador disse que "fez algumas consultas" entre os integrantes do conselho, mas até agora não obteve respostas positivas ao convite.

Quintanilha admitiu, porém, que não convidou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para a relatoria, apesar de o petista já ter publicamente manifestado o desejo de relatar o processo. Suplicy é considerado por aliados de Renan como "independente", mesmo sendo integrante da base aliada do governo, o que poderia prejudicar a defesa de Renan.

"Eu não vou revelar nomes [que foram convidados] para evitar especulações desnecessárias. A grande maioria das recusas é em razão do acúmulo de tarefas dos senadores", afirmou.

O peemedebista justificou as dificuldades para a escolha com o argumento de que não pode convidar senadores do DEM e PSDB para a relatoria, uma vez que os partidos são autores do processo contra Renan. Quintanilha disse que também não vai convidar parlamentares do PMDB, já que integram a mesma legenda de Renan.

O presidente do conselho nega, no entanto, que tenha sido pressionado por Renan e seus aliados para escolher um relator afinado com o presidente do Senado, mesmo resistente a nomes que possam prejudicar o parlamentar.

O vice-presidente do conselho, senador Adelmir Santana (DEM-DF), disse que na prática, além de Suplicy, Quintanilha tem apenas os senadores Jefferson Peres (PDT-AM), Augusto Botelho (PT-RR) e Fátima Cleide (PT-RO) para indicar à relatoria. Peres, Botelho e Suplicy, no entanto, estão entre os "independentes" da base aliada que poderiam dificultar a vida de Renan no conselho.

Quintanilha admitiu não ter convidado Peres nem Suplicy para a relatoria, mas não quis adiantar se convidou Botelho e Cleide para a função. "Eu estou excluindo senadores de partidos autores da representação. A partir de terça-feira, vou ter que designar. Quem não aceitar, vai ter que arcar com esse ônus", afirmou.

Pressão

Santana evitou especular sobre os motivos que levaram Quintanilha a não convidar Suplicy e Peres para a relatoria, mas ressaltou que o presidente do conselho "deve ter os seus motivos" para excluir tais parlamentares. "É uma escolha pessoal do presidente do conselho. Eu não creio que ele se submeta a esse tipo de pressão [exercida por Renan]", afirmou.

Na opinião de Santana, se permanecer o impasse sobre a escolha do relator, o Conselho de Ética deve ser destituído. "Aí só vamos ter um caminho: dissolver o conselho e convocar as vacas sagradas do Congresso para que haja pessoas com coragem para serem relatoras", desafiou.

No terceiro processo, Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. A denúncia é considerada, pela oposição, como a mais grave entre os três processos a que Renan responde no Conselho de Ética.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página