Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2002 - 09h55

Candidaturas de Ciro, Garotinho e Lula serão oficializadas hoje

Publicidade

da Folha Online

Serão oficializadas nesta segunda-feira (10), em convenções partidárias, as candidaturas à Presidência da República de Anthony Garotinho (PSB), Ciro Gomes (PPS) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De hoje a 30 de junho, corre o prazo legal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para os partidos realizarem suas convenções nacionais e estaduais, que formalizarão alianças e candidatos a presidente, vice-presidente, governador e vice-governador.

A convenção do PSDB, que formalizará oficialmente da candidatura de José Serra, está marcada para o dia 15, mesma data da reunião do PMDB, que deve indicar a deputada Rita Camata (ES) para ser a vice da chapa _a ala dissidente do partido defende o rompimento da aliança com os tucanos e uma aproximação com o PT.

Palanques estaduais

O PSB oficializa em sua convenção nacional, no Riocentro (zona oeste do Rio), a candidatura do ex-governador do Rio Anthony Garotinho à Presidência. Com o ato, Garotinho põe fim à especulação que o persegue desde que seu nome foi aprovado pelo diretório do partido há um ano _a de que sua candidatura ao Planalto não era para valer.

Na convenção do PSB poderá ser votada a obrigatoriedade do lançamento de candidaturas próprias aos governos dos Estados.

Dispositivo polêmico, a medida prevê dar palanque -e, principalmente, horário na TV- para Garotinho pelos Estados.

O vice de Garotinho não será anunciado durante a convenção. Como o PSB não fez alianças políticas, o nome deverá sair do próprio partido

Terra natal

A convenção da Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT) vai oficializar o nome de Ciro Gomes (PPS) à Presidência hoje em Pindamonhangaba (SP), cidade natal do candidato.

No domingo foi confirmado o nome do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PTB) , para ser vice da chapa de Ciro.

Mais do que a oficialização da candidatura, junho e julho representam um marco nas pretensões do ex-ministro de ocupar a cadeira de Fernando Henrique Cardoso.

Hoje com 11% das intenções de voto, conforme o Datafolha, Ciro tem dito que precisa chegar ao início do horário eleitoral _em agosto_ com pelo menos 15% nas pesquisas para manter a competitividade.

Problemas com o vice

A candidatura de Lula será oficializada nesta segunda-feira. O comando do PT decidiu transformar a reunião da Executiva Nacional do partido, que será realizada no Anhembi (zona norte de São Paulo), em uma convenção oficial para a homologação do candidato.

O nome do vice na chapa petista, porém, vai ficar para o final do prazo legal. Lula pode ser obrigado a encontrar um nome alternativo ao do senador José Alencar (MG) para ser seu vice, caso a coligação com o PL não saia, em decorrência da verticalização -impede coligações nos Estados entre partidos adversários na disputa presidencial.

Depois de vários adiamentos, o PL deve anunciar amanhã se fará ou não aliança formal com o PT. Mas, por conta das resistências nos Estados contra o acordo, é mais provável que haja um apoio informal dos liberais aos petistas. Se a decisão do PL for contrária à coligação, o vice de Lula deverá sair do próprio PT.

Tempo na TV

Definidas as alianças e o número de candidatos, será possível saber precisamente o tempo de rádio e televisão de cada postulante à Presidência da República.

De 20 de agosto a 3 de outubro, são 50 minutos à tarde e 50 minutos à noite na televisão; e 50 minutos pela manhã e 50 minutos à tarde no rádio. Um terço (equivalente a 16 minutos) de cada 50 minutos é distribuído igualmente entre os candidatos de partidos com parlamentares e os dois terços restantes são divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados no início da legislatura (1999).

No caso de coligação, considera-se o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integram.

Leia mais no especial Eleições 2002

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade