Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2002 - 16h23

"Responsabilidade pela crise é do governo", diz senador do PT

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) afirmou hoje que o governo é o principal responsável pela crise no mercado financeiro do país.

Dutra acusou o governo de propagar o "populismo cambial" e de estar seguindo a mesma linha adotada pela Argentina. "É a política econômica adotada nos último oito anos que gerou a instabilidade que nós estamos vivendo", disse o senador.

A declaração de Dutra foi uma resposta ao pronunciamento feito pela manhã no plenário pelo líder do PSDB no Senado, Geraldo Melo (RN). Ele afirmou que tanto o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quanto a senadora Heloísa Helena (PT-AL) estariam em "pânico" mais pela divergência entre as idéias defendidas pelo partido e por Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, do que pela repercussão das análises das agências de investimento internacionais sobre a campanha petista.

Segundo Melo, a "desconfiança da população quanto a palavra dos políticos" é o que pode criar insegurança e instabilidade no país.

Dutra também repudiou insinuações de que o partido teria mudado ao sabor das exigências do "mercado". "O PT tem mudado como é obrigação de qualquer partido que tem preocupação com sua inserção no país e com as mudanças em curso. O que nos diferencia é a capacidade de mudar sem mudar de lado. Infelizmente não foi isso que aconteceu com o PSDB", declarou o petista.

O governo também recebeu críticas do senador Roberto Saturnino (PT-RJ). Ele condenou a política de priorizar a estabilidade econômica, afirmando que é uma "estabilidade oca", por não estar resistindo à alternância normal de poder.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade