Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2007 - 16h02

Governo manobra e emplaca Inácio Arruda na relatoria da CPI das ONGs

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em uma manobra articulada pela base aliada do governo, o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) foi eleito hoje, por unanimidade, relator da recém-criada CPI das ONGs (organizações não-governamentais). Apesar da pressão de governistas para assumir a relatoria, Arruda negou que esteja disposto a blindar ONGs ligadas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Arruda rebateu as críticas de que sua indicação seja uma estratégia para proteger a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), acusada de envolvimento com irregularidades na ONG Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul).

"Quem faz esse tipo de ilação conhece pouco o PC do B. Não importa para nós de quem se trata, se do governo atual ou do passado. O que importa para nós é investigar as denúncias de irregularidades", disse o relator.

Na semana passada, o governo pressionou o PMDB para desistir da indicação do senador Valter Pereira (PMDB-MS) para a relatoria da CPI --uma vez que o parlamentar integra a ala dos chamados "independentes" do PMDB.

Os governistas temem que a CPI das ONGs se transforme em disputa política entre governo e oposição, já que o DEM e o PSDB pretendem sugerir investigações sobre a Fetraf-Sul e na "Rede 13" --organização que teve Lurian, filha do presidente Lula, entre seus dirigentes.

Arruda afirmou, porém, que vai sugerir a investigação de todas as denúncias que chegarem à CPI. "Temos que ter bastante tranqüilidade na comissão para que nenhuma pressão influencie os seus trabalhos. Isso seria destruir o instrumento CPI. Eu considero que, se trabalharmos sem o espírito governo versus oposição, investigaremos qualquer governo sem politização", disse o relator.

Oposição

Apesar da disputa anunciada, o presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), disse que vai trabalhar para garantir a imparcialidade nos trabalhos. "A CPI não pode ser partidarizada. Temos que aperfeiçoar o sistema atual para o futuro. O que eu puder fazer para evitar, vou fazer. Acho que isso é um equívoco, não é o caminho", afirmou.

Além da eleição de Arruda para a relatoria, os integrantes da CPI também elegeram nesta quarta-feira a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) para a vice-presidência da comissão. Senadores da oposição e da base aliada fecharam acordo para que os governistas ficassem com a relatoria da CPI, enquanto o DEM e o PSDB, com os dois cargos de comando da comissão.

A relatoria é considerada estratégica pelos governistas uma vez que o parecer elaborado por Arruda é que será votado no plenário da comissão ao final dos seus trabalhos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
M Mig (863) 28/05/2008 13h42
M Mig (863) 28/05/2008 13h42
João Nascimento, existe uma diferença muito grande de esferas entre o mensa~lão mineiro o os trambiques do José Dirceu... Mas já que você tocou no assunto, no governo FHC tivemos o mensalão... ninguem é perfeito... no governo Lula tivemos, cartão corporativo, o pagamento milionário, a volta da inflação, as mentiras da Dilma (isso não dava pro Lula não saber), o favorecimento do filho do Lula pela Telemig (e o filho do Lula é biologo, nada haver com telecom), os oito milhões que apareceram na campanha do Lula que contrariam as regras impostas pelo TSE (a campanha do Lula deveria ter sido impugnada), o próprio escândalo do José Dirceu, isentar Marta Suplicy da lei de responsabilidade fiscal.... devo parar ou continuo com a extensa relação de escândalos da administração Lula 5 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (112) 25/03/2008 19h11
joao nascimento (112) 25/03/2008 19h11
sobre o comentário do CLAUDIO, sobre se FHC não sabia do mensalão mineiro, vamos pensar juntos: "se Lula não sabia o que JOSÉ DIRCEU, JORGE LORENZETTI, MERCADANTE.... faziam nas barbas dele, dentro do Planalto?????????? FHC saberia ou não o que estava ocorrendo em Minas Gerais?????????????????????????? sem opinião
avalie fechar
claudio augusto (5) 10/10/2007 17h12
claudio augusto (5) 10/10/2007 17h12
FLORIANOPOLIS / SC
FHC, NÃO SABIA DO MENSALÃO MINEIRO DO PSDB............... 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (9)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página