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14/07/2002 - 10h18

Levantamento divide textos sobre eleições em três categorias

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da Folha de S.Paulo

O estudo do Iuperj divide reportagens entre "positivas", "negativas" e "neutras" de acordo com seu efeito potencial para determinada candidatura, independentemente de intenção de viés ou parcialidade jornalística.

São considerados "positivos" textos que reproduzem programa de governo, promessas do candidato ou ataques a adversários, bem como matérias com declarações simpáticas do autor ou de terceiros. Resultados favoráveis obtidos em pesquisas de intenção de voto entram nessa categoria.

São classificadas como "negativas" as reportagens que contêm críticas ou ataques ao candidato feitos pelo autor ou por terceiros. Resultados adversos em pesquisas também contam.

Figuram como "neutras" as matérias de agenda e as que não incluem "nenhum tipo de avaliação moral, política ou pessoal do candidato", define o cientista político Marcus Figueiredo, coordenador do estudo.

Segundo ele, muitas vezes os pesquisadores se deparam com reportagens que possuem traços "positivos" e "negativos". Nesses casos, avaliam qual é o enquadramento dominante.

Elementos editoriais de destaque -como títulos, subtítulos e legendas de fotos- prevalecem sobre o corpo do texto.

Os critérios do Iuperj para definir as três categorias são bastante semelhantes aos utilizados nas avaliações de cobertura eleitoral realizadas pelo Datafolha.

Mas há diferença no valor atribuído aos relatos de pesquisas. O instituto do Rio os julga "positivos" ou "negativos", a depender do resultado obtido pelo candidato.

O Datafolha os classifica como "neutros", desde que observadas a margem de erro do levantamento e outras exigências técnicas.

Para quantificar o espaço, o Iuperj leva em conta o número absoluto de citações a determinado candidato no conjunto de textos do jornal.

O Datafolha trabalha com espaço medido em cm² e computa, além dos textos, fotos e gráficos.

Veja também o especial Eleições 2002
 

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