Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2007 - 20h41

PT de Minas suspende ex-embaixador em Cuba

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A Executiva do PT de Minas Gerais decidiu ontem suspender do partido por 60 dias o ex-embaixador do Brasil em Cuba Tilden Santiago, porque ele está ocupando um cargo na Cemig, a estatal de energia do governo de Minas, gerido pelo tucano Aécio Neves. A decisão, que não é definitiva, está sustentada no fato de o PT ser oposição ao PSDB.

Nota do partido tratando da suspensão da filiação diz que "a decisão foi baseada nas deliberações das duas últimas reuniões do diretório estadual, em dezembro e junho passados, e pela decisão do congresso nacional do partido que mantiveram a posição do PT de oposição ao governo do PSDB".

A decisão pode ser confirmada, anulada ou modificada pelo diretório estadual, que vai se reunir novamente em 8 de dezembro. Não há certeza se isso será resolvido na próxima reunião.

O PT queria que ele se licenciasse do partido, mas Tilden recusou. Assim, o PT se livraria de um problema que ganhou publicidade quando Aécio, há quatro meses, disse que convidara "Tilden, e não o PT", para o cargo de assessor na Cemig.

A idéia de oferecer o cargo a Tilden, depois que ele deixou a embaixada, após três anos e dez meses no posto cubano, foi de Djalma Morais, presidente da estatal, que é do grupo político do ex-presidente Itamar Franco (sem partido). Tilden foi secretário do Meio Ambiente de Itamar no governo de Minas.

Por duas vezes, Tilden contestou perante a executiva do PT a intenção de o partido querer puni-lo ou obrigá-lo a se licenciar. O ex-embaixador sustenta que não deixará o cargo e luta para continuar filiado, alegando que o cargo que ocupa é "técnico, não político".

Ele também contestou a legalidade da decisão amparada nos "fundamentos do estatuto do partido". O PT não acatou o pedido de arquivamento do processo. Tilden não foi localizado ontem pela reportagem.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página