Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2002 - 12h32

Ciro inverte estratégia e tenta associar Serra ao governo Collor

Publicidade

da Folha Online

Depois de ser chamado por duas vezes pelo candidato José Serra (PSDB) de "novo Collor", Ciro Gomes (PPS) decidiu tentar virar o jogo e agora procura associar o próprio tucano ao ex-presidente.

O site de Ciro Gomes traz nesta sexta-feira um texto que mostra que diversas pessoas ligadas ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso também tiveram cargos de confiança quando Fernando Collor era presidente.

O texto afirma ainda que todas as pessoas citadas, além da suposta ligação com Collor, têm em comum o fato de apoiarem o mesmo candidato à Presidência, em uma referência explícita a José Serra.

Por enquanto, esta estratégia esta restrita ao site do candidato na internet. Nas carreatas e comícios que vem realizando, Ciro ainda não utilizou essa tática para criticar seu adversário tucano.

Veja abaixo o texto em que ex-aliados de Collor são associados a José Serra, transcrito na íntegra do site ciro23.com.br:

"Saiba o que faziam pessoas que hoje apóiam o candidato do governo.

VOCÊ SABIA QUE VÁRIOS INTEGRANTES DO GOVERNO COLLOR OCUPAM MINISTÉRIOS E CARGOS DE ALTO ESCALÃO NO ATUAL GOVERNO?

Veja apenas alguns:

RENAN CALHEIROS
Foi líder de Collor no Congresso. No atual governo ocupou o Ministério da Justiça e é um dos principais membros da aliança PMDB/PSDB

ANTÔNIO KANDIR
Foi Secretário de Política Econômica do Governo Collor. Ele e a ex-Ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Melo foram os idealizadores do confisco da poupança. No atual governo ocupou o Ministério de Planejamento. É deputado federal pelo PSDB.

PRATINI DE MORAIS
Foi Ministro de do Trabalho e da Administração do Governo Collor. No atual governo ocupa o Ministério da Agricultura.

CELSO LAFER
Foi Ministro das Relações Exteriores do Governo Collor. No atual governo ocupa o mesmo ministério.

ARMÍNIO FRAGA
No governo Collor foi Diretor da Área Externa do Banco Central. No atual governo ocupa a presidência do mesmo Banco.

PEDRO PARENTE
No governo Collor foi Secretário Nacional de Economia do Ministério do Planejamento. No atual governo é o Ministro da Casa Civil.

PEDRO MALAN
No governo Collor foi o negociador oficial da dívida externa do Brasil com o FMI. No atual governo é o Ministro da Fazenda.

Esclarecemos que esta matéria não tem como objetivo fazer nenhum juízo de valor sobre as pessoas. Pretendemos apenas resgatar alguns fatos da nossa história. Além de ocuparem cargos no governo Collor e no atual, estas pessoas também têm outra característica em comum. Todas apóiam, por enquanto, o mesmo candidato à Presidência da República."

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade