Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2002 - 09h51

FHC abre 4ª Conferência dos Países de Língua Portuguesa

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu nesta manhã a presidência temporária da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Durante a abertura do encontro, que ocorreu em Brasília, FHC assumiu o compromisso de não medir esforços no período que ainda exercerá à Presidência da República, para que os países de língua portuguesa possam continuar avançando em suas conquistas.

Mostrando irreverência, Fernando Henrique destacou o fato de estar no momento ocupando três presidências: a da República, a do Mercosul e a da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. "É muita presidência para um pequeno marquês", disse FHC, provocando muitos risos na platéia.

Durante a reunião da CLP está prevista a assinatura do acordo de cooperação para implementar um programa de combate à Aids entre os países membros da comunidade.

Segundo a secretária-executiva da comunidade, Dulce Maria Pereira, "a doença é uma realidade dramática, principalmente nos países africanos de língua portuguesa, onde mata cerca de 700 pessoas por dia, e certamente o Brasil poderá apoiar a estruturação de um programa padrão no combate à Aids."

Outro fato que deverá marcar o encontro é o ingresso do Timor Leste na CPLP. Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe já fazem parte da comunidade que existe desde 1996 e visa a consolidação da língua portuguesa e a cooperação entre esses países.

"No Timor Leste, mobilizamos a comunidade internacional para que investisse naquele país para possibilitar a manutenção do estado democrático", afirmou Dulce Pereira.

Às 13h, Fernando Henrique oferecerá um almoço aos colegas participantes do encontro, no próprio Itamaraty. À tarde, às 17h35, está prevista uma entrevista coletiva dos presidentes que participam da reunião da CPLP.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página