Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2002 - 11h10

Sobrinho de Zeca do PT é investigado no MS

Publicidade

FABIANO MAISONNAVE
da Agência Folha, em Campo Grande

No Mato Grosso do Sul, a figura petista na linha de tiro de adversários é Vander Loubet, sobrinho do governador Zeca do PT, cujo nome é associado a alguns escândalos recentes no Estado.

A situação é agravada pela ligação entre Loubet e Zeca. Ambos choraram juntos quando da saída do sobrinho da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado, em outubro passado, para articular a recandidatura do tio na condição de presidente do PT-MS. Em 98, Loubet também coordenou a eleição de Zeca.

Durante aquela campanha, Loubet firmou um acordo com um grupo de empresários em que, em troca de apoio, ele garantia a distribuição de 53 cargos no governo. O pacto, só revelado este ano, foi colocado no papel e chegou a ser registrado em cartório.

Em março passado, a Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso. Além de Loubet, estão sendo investigados o próprio governador e o atual secretário de Governo, Marcos Alex, que também assinou o documento. O inquérito ainda não foi concluído.

Loubet, à época presidente do diretório municipal do PT de Campo Grande, confirma a assinatura do acordo, mas nega o envolvimento do governador e diz que nada foi cumprido.

O nome de Loubet voltou a aparecer no escândalo do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), caso rumoroso do governo Zeca. Denúncia ao Ministério Público Federal apontava o desvio de dinheiro destinado a programas de qualificação profissional para financiar campanhas de cinco candidatos vereador do PT, em 2000.

Em abril do ano passado, o secretário de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Agamenon do Prado, e a superintendente de Comunicação, Sandra Recalde, foram afastados do governo.

Em depoimento ao Ministério Público, Cristiane Ruiz, testemunha-chave do caso, disse que o dinheiro desviado financiou as campanhas em uma articulação política coordenada por Loubet. Ele nega. Ligados a Loubet, Prado hoje é secretário de Organização Política do PT/MS, enquanto Sandra está encarregada de preparar a campanha de Zeca na TV.

Loubet é candidato a deputado federal, mas seu pleito depende da análise de um pedido de impugnação feito pelo PMDB, baseado em uma condenação de Loubet por uso de carteira de motorista falsificada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página