Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2000 - 09h38

Em seis capitais, atuais prefeitos são líderes

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O primeiro levantamento do Datafolha realizado após a oficialização das candidaturas e o começo da campanha eleitoral aponta favoritismo dos prefeitos que se lançaram à reeleição em seis de oito capitais pesquisadas.

As capitais visitadas no último dia 25 foram Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís e Maceió.
Apenas em Fortaleza (Patricia Gomes, do PPS) e em Porto Alegre (Tarso Genro, do PT) lideram candidatos que não são prefeitos em exercício do cargo.

Se bem que, em Porto Alegre, Genro venceu o atual prefeito Raul Pont na convenção do partido. Na capital do Rio Grande do Sul, os petistas estiveram à frente de todos os levantamentos do Datafolha nesta eleição. Ali, Tarso Genro subiu de 46% para 49%, Alceu Collares (PDT) ficou nos 19%, e Yeda Crusius (PSDB) subiu de 10% para 11%.

Na capital do Ceará, o atual prefeito, Juraci Magalhães (PMDB), diminuiu bem a diferença em relação a Patricia Gomes, chegando ao limite da margem de erro de quatro pontos: ele subiu de 22% para 27% na preferência dos eleitores, enquanto a candidata, ex-mulher e que conta com o apoio direto do pré-candidato presidencial Ciro Gomes, oscilou negativamente de 36% para 35%.

Inácio Arruda (PC do B) se mantém em terceiro lugar, com os mesmo 19% da pesquisa anterior, enquanto Moroni Torgan (PFL) caiu de 12% para 8%.
Em Belo Horizonte, a situação é semelhante à de Fortaleza, com o primeiro colocado, o prefeito Célio de Castro (PSB), caindo de 28% para 26%, e o segundo colocado, João Leite (PSDB), mantendo os mesmos 19% anteriores, o que aponta que ambos estão tecnicamente empatados.

A terceira colocada é a candidata Maria Elvira (PMDB), que subiu de 10% para 14%. Cabo Júlio (PFL) caiu de 14% para 10%.

O prefeito de Curitiba, Cassio Taniguschi (PFL), continua a liderar com folga a disputa. Tem 49% dos votos, contra 10% de Maurício Requião (PMDB) e 9% de Angelo Vanhoni (PT) e Eduardo Requião (PDT) -os três tecnicamente empatados.

Mais vantagem ainda tem o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL), que subiu de 50% para 52%. Nelson Pellegrino (PT) oscilou de 17% para 18%, e João Henrique Carneiro (PDT) oscilou de 7% para 5%.
Assim também é em Recife, onde o prefeito Roberto Magalhães destaca-se com 42% das intenções de voto, contra João Paulo (PT) e Carlos Wilson (PPS), empatados respectivamente com 18% e 15%.

Ainda em Recife, a candidatura de João Braga (PSDB), que conseguiu 8% no cenário em que foi incluída, foi impugnada pela Justiça Eleitoral após a pesquisa.

Em São Luís, a disputa é liderada pelo atual prefeito, Jackson Lago (PDT), com 40%. Empatados em segundo lugar encontram-se José Raimundo (PTB), com 24%, e João Castelo (PSDB), com 20%

Por fim, Maceió, que continua a manter a prefeita Kátia Born (PSB) na liderança, com 29%, seguida do petista Paulão (12%). Os candidatos Régis (PPS), Manoel Pinheiro (PV), Nonô (PFL) e João Caldas (PL) estão empatados -o primeiro tem 5% e os demais, 6%.

Para realizar essa pesquisa, o Datafolha ouviu entre 641 e 647 eleitores em cada capital.

  • Clique aqui para ler mais no site Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página