Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2008 - 17h56

STF nega pedido de Delúbio para suspender ação que investiga mensalão

Publicidade

da Folha Online

O presidente em exercício do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, negou a liminar em habeas corpus requerida pela defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. No habeas corpus, os advogados de Delúbio pediam a suspensão da ação penal que tramita no STF e investiga o suposto esquema do mensalão.

Delúbio é acusado pelos crimes de gestão fraudulenta e falsidade ideológica. Para seus advogados, Delúbio não pode ser acusado de gestão fraudulenta porque não administrou nenhuma instituição financeira.

No mês passado, o ex-presidente do PT José Genoino --também acusado de integrar o esquema do mensalão-- negou em interrogatório à Justiça Federal envolvimento no caso.

Genoino empurrou, em diversos momentos, a responsabilidade para Delúbio. "Quem preparava o pagamento do partido, o orçamento e acompanhava o fluxo de caixa era a Secretaria de Finanças [ocupada por Delúbio à época]", respondeu Genoino, ao ser questionado sobre um pagamento de R$ 350 mil que teria sido feito pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, em 2004, para quitar dívidas da legenda.

O publicitário Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, é acusado de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Para a Justiça, Genoini disse também que não teve responsabilidade na escolha dos bancos BMG e Rural, de onde partiram os empréstimos ao PT. "A tarefa foi delegada ao secretário de Finanças", disse, mais uma vez apontando a responsabilidade de Delúbio.

Dirceu

Em entrevista para a revista "Piauí", o ex-ministro José Dirceu acusou o PT do Rio Grande do Sul de utilizar recursos de caixa dois para financiar a construção da sede da legenda em Porto Alegre (RS).

Na entrevista à revista, Dirceu afirmou que os dirigentes do PT gaúcho recorriam ao ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares para pedir dinheiro.

Com Folha de S.Paulo, em Brasília

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página