Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2002 - 04h39

Aumenta o interesse pelo horário eleitoral gratuito

RENATO FRANZINI
da Folha de S.Paulo

O horário eleitoral gratuito na TV começa hoje com mais prestígio do que o exibido quatro anos atrás, indica o Datafolha.

Segundo o instituto, cresceram o interesse pelos programas, a intenção de assisti-los e a importância que o eleitor brasileiro dá na hora de decidir o voto ao que os candidatos mostram na TV.

Em 1998, 47% dos eleitores diziam ter algum interesse pelo horário eleitoral gratuito para presidente; hoje, 60% dizem o mesmo. O interesse também subiu para os programas dos candidatos a governador (de 49% para 59%) e a senador (de 43% para 54%).

Em 1998 e neste ano, as pesquisas foram feitas em agosto, às vésperas da estréia dos programas.

Já a taxa dos entrevistados que disseram que vão assistir ao horário eleitoral -independentemente do cargo em disputa- subiu de 57% para 68%, de 1998 para cá.

Na mesma linha, a importância dos programas subiu. No caso da eleição presidencial, passou de 56% para 70% a taxa dos que dizem dar alguma importância ao horário eleitoral na TV na hora de decidir o voto. Na eleição para governador, esse índice subiu de 58% para 70%. Na eleição para o Senado, 69% dizem hoje dar importância aos programas de TV na hora de decidir o voto. Em 1998, essa pergunta não foi feita.

Eleição disputada
O motivo mais provável para esse crescimento de interesse é a disputa em si.

Em 1998, pesquisa Datafolha feita dos dias 12 a 14 de agosto indicava que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 42% das intenções de voto para presidente, contra 38% de todos os seus adversários somados.

Na última pesquisa do instituto, realizada nos dias 15 e 16, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% das intenções de voto, contra 53% de seus adversários somados -longe portanto de vencer já no primeiro turno, como FHC fez quatro anos atrás.

Fora isso, os outros três principais candidatos -Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB)- já se revezaram na segunda colocação da série de pesquisas deste ano.

Escolaridade
Os eleitores de Ciro são os que demonstram mais interesse pelos programas: 28% deles dizem ter muito interesse pela propaganda, contra 25% dos eleitores de Lula, 24% dos de Garotinho e 23% dos de Serra.

Já a importância dada é maior entre os eleitores de Garotinho: 49% deles dão muita importância aos programas na hora de decidir o voto, contra 48% de Ciro e 43% de Lula e Serra.

O interesse e a importância mudam muito de acordo com o nível de escolaridade: 22% dos entrevistados que fizeram até o primeiro grau dizem ter muito interesse aos programas para presidente e 44% dão muita importância a eles na hora de decidir o voto. Entre os entrevistados com nível superior, essas taxas são de 35% e 34%, respectivamente.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade