Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2002 - 12h04

Jingle de Serra chama Ciro de "pé-frio" e de "cabeça quente"

GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Folha Online

O site do candidato à Presidência José Serra (PSDB) voltou a usar jingles para criticar Ciro Gomes (PPS). Dessa vez a vinheta, intitulada "Pé-frio, cabeça quente", ataca, além do temperamento supostamente forte do presidenciável da Frente Trabalhista, o fato de a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ter transformado um jogo da seleção brasileira em um ato de apoio a Ciro.

O refrão do novo jingle de Serra, para o qual a atenção do visitante é dirigida por meio de uma pequena janela "pop-up" (que surge assim que se abre a página do candidato), diz que Ciro, sempre citado indiretamente, é "pé-frio, cabeça quente", e que "não serve para presidente".

No restante da música, para não caber dúvida a quem ela faz referência, se diz que "quando ele abre a boca sobe o dólar no mercado" e que "pé-frio assim nunca se viu; quis usar a seleção e quem perdeu foi o Brasil", em referência ao resultado do jogo, Paraguai 1 X 0 Brasil.

Serra acusou Ciro de dar declarações que faziam o dólar subir e, segundo seu site, torcedores teriam chamado o pepessista de "pé-frio" no jogo amistoso entre Brasil e Paraguai que ocorreu na última quarta-feira em Fortaleza, Ceará, reduto eleitoral do presidenciável do PPS. O site de Ciro negou a informação e a qualificou de intriga.

A exemplo das outras vinhetas divulgadas no site de Serra, essa também traz o apelo: "Se você gostou, não perca tempo e distribua entre os amigos".

Contra-ataque

O site de Ciro não deixou as críticas por menos. Em notícia publicada ontem na página, às 20h03, Serra é acusado de descumprir a determinação judicial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o tucano deixe de usar em seu programa sons e imagens de uma entrevista de Ciro Gomes a uma rádio nas quais o presidenciável pepessista chama um ouvinte de "burro".

A página mantém no ar uma referência ao bordão "não é brinquedo, não" da personagem dona Jura, da novela "O Clone", com ataque indireto à gestão de Serra no Ministério da Saúde, que teria sido responsável pela epidemia de dengue no país. Solange Couto, que interpretava a personagem, faz campanha para o tucano.

Por fim, sob o título "candidatos brincam de esconde-esconde", o site também afirma que muitos candidatos estão fugindo de apoiar Serra e de mostrá-lo em seus materiais de campanha.

Leia abaixo a íntegra da música "Pé-frio, cabeça quente":

"Pé-frio, cabeça quente,
Você não serve para presidente.
Pé-frio, cabeça quente,
Você não serve para presidente.
Eu tenho um primo que é esquentado.
Quando ele abre a boca sobe o dólar no mercado.
Além do mais, pé-frio assim nunca se viu;
Quis usar a seleção e quem perdeu foi o Brasil.
Pé-frio, cabeça quente,
Você não serve para presidente.
Pé-frio, cabeça quente,
Você não serve para presidente."

Leia mais:
  • Site de Ciro usa bordão de 'dona Jura' para criticar José Serra


  • Serra acirra debate e diz que Ciro tem 'instabilidade emocional'


  • Ciro chama Serra de 'ministro da dengue' e faz ameaças ao tucano


  • Ciro e Serra acirram duelo com acusações e disputa na Justiça


  • Veja também o especial Eleições 2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade