Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2002 - 14h53

Produtor em área de preservação deve ser indenizado, diz Garotinho

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

O candidato da Frente Brasil Esperança à Presidência, Anthony Garotinho, defendeu a indenização por parte do Estado aos produtores rurais que tenham em sua propriedade área de preservação ambiental.

Segundo ele, a legislação ambiental não pode onerar o preço final dos produtos. Por isso, a exemplo do que ocorre em outros países, segundo Garotinho, o produtor deve ser indenizado.

Além disso, o candidato defendeu um tratamento diferenciado na cobrança da utilização da água para fins de irrigação agrícola.

Durante debate promovida pela CNA (Confederação Nacional dos Agricultores) entre os presidenciáveis, em Brasília, Garotinho disse que seu programa de governo defende uma legislação ambiental "racional".

O candidato do PSDB, José Serra, disse que é preciso separar o que é reserva florestal das áreas de preservação ambiental. Segundo ele, área de preservação tem de ser mantida. Com relação a reserva florestal, seria necessário definir o percentual destinado às reservas de acordo com as diferentes regiões do país.

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que também teve um minuto para falar sobre o tema, disse que, embora todos queiram preservar o meio ambiente, é preciso entender que alguns produtores possuem uma propriedade pequena, dentro de área de preservação, e não têm área para plantar. Para Lula, é preciso conceder outra área para que esse pequeno produtor possa plantar.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade