Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2002 - 12h46

Serra sobe 5 pontos e diminui distância para Ciro, segundo Vox Populi

da Folha Online

A primeira pesquisa eleitoral para a Presidência da República desde o início do horário eleitoral, em 20 de agosto, realizada pelo Vox Populi, mostra uma tendência de recuperação do candidato José Serra (PSDB), que diminuiu sua diferença sobre Ciro Gomes (PPS) de 22 para 10 pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, feita entre os dias 25 e 26 de agosto, sob encomenda do jornal "Correio Braziliense", o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a disputa, com 34% das intenções de voto -tinha 35% na pesquisa anterior. Ciro Gomes sofreu queda significativa segundo o instituto e passou de 32% para 25%; Serra subiu de 10% para 15%.

O candidato Anthony Garotinho (PSB) continua em quarto lugar, oscilando negativamente de 10% para 8% das intenções de voto.

O Vox Populi entrevistou 2.468 eleitores, em 154 municípios brasileiros de todos os Estados. A margem de erro é de 2,2%.

A pesquisa capta os primeiros efeitos do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, onde o tucano José Serra tem ampla vantagem no tempo de apresentação sobre os adversários -tem 10min18s diários, contra 5min18s de Lula, 4min17s de Ciro e 2min18s de Garotinho.

Nos programas eleitorais, a candidatura de Serra tem atacado sistematicamente Ciro Gomes, mostrando reações do candidato contra eleitores e explorando as críticas que ele fez no passado a seus aliados atuais, caso do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno do Vox Populi, Lula vence Ciro (47% a 39%) e Serra (48% a 35%).

Ciro só seria eleito presidente se o adversário fosse o tucano José Serra. Neste caso específico, o candidato da Frente Trabalhista teria 46% dos votos, contra 32% de seu adversário.

Comparação

A pesquisa Vox Populi é a primeira que mostra uma possível reação eleitoral de Serra, que estava estagnado nos últimos levantamentos.

Segundo a última pesquisa Datafolha, feita entre os dias 15 e 16 de agosto, Lula mantinha a liderança com 37% pontos, seguido por Ciro, com 27%. Serra, com 13%, e Garotinho, com 12%, tinham situação de empate técnico.

Pesquisa Ibope, feita entre os dias 10 e 12, mostra um quadro próximo ao do Datafolha. No levantamento, Lula seguia em primeiro, com 34%; Ciro vinha em seguida, com 27%, Serra tinha 12% e Garotinho, 11% (ambos em situação de empate técnico).

Leia mais no especial Eleições 2002

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade