Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2002 - 14h08

Lula se reúne com embaixadores de todos os continentes

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve hoje encontros com embaixadores de países de todos os continentes. No início da manhã, Lula se reuniu com 23 representantes dos países das Américas Central, Norte e Sul, além do Caribe, incluindo a embaixadora dos Estados Unidos, Donna Hrinak, e o embaixador da Argentina, Juan Jose Urunga.

Segundo José Graziano, um dos coordenadores do programa de governo de Lula, os embaixadores americanos levaram a Lula a proposta de uma conta corrente entre os países do Mercosul para troca de mercadorias. Esta conta funcionaria por meio da troca de mercadorias em reais por pesos, sem usar o dólar. Com isto, os países evitariam usar a moeda americana para o comércio no bloco. "A conta corrente criaria uma soberania alimentar no Mercosul", disse Graziano.

No entanto, os embaixadores ressaltaram que, para viabilizar a conta, o Brasil precisaria resolver três gargalos relativos ao trigo, leite e arroz. Em relação ao trigo, o país precisaria produzir entre 70% e 80% a mais do que produz hoje, o que é muito difícil.

De qualquer forma, caso Lula seja eleito, a partir da instalação do governo de transição, se formaria um grupo de trabalho para discutir a criação da conta corrente e preparar as bases de negociação com a União Européia e a Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Lula manteve um encontro em separado com a embaixadora americana. Após a reunião, Donna Hrinak disse que o encontro foi muito positivo. "O candidato mostrou compromisso com os interesses da região. Do ponto de vista simbólico, foi um encontro muito importante, mas não vou comentar o teor porque foi uma conversa particular", disse.

A reunião com os embaixadores americanos ocorreu na Embaixada da Argentina.

Em seguida, Lula se reuniu no hotel Blue Tree Park com 15 embaixadores dos países da União Européia, incluindo o chefe da delegação da comissão européia, embaixador Rolf Timans, e com 50 embaixadores de países da África, Ásia e Oceania.

Lula almoçará agora com sua mulher, Marisa, e deverá dar entrevista coletiva em seguida.

Veja também no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade