Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2008 - 07h58

Em sigilo, Jobim negocia um satélite com a França

Publicidade

da Folha Online

Reportagem publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL) revela que a implantação de um satélite de monitoramento do espaço aéreo e territorial brasileiro é um dos principais temas tratados em sigilo pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante sua viagem para a França.

A implantação do satélite foi discutida por Jobim na parte privada da audiência que ele teve com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na terça-feira, informa reportagem de Eliane Cantanhêde, enviada especial da Folha a Paris. O assunto também foi discutido no jantar com o presidente mundial da empresa Thales, Dennis Ranque, na noite do mesmo dia.

A reportagem informa que o custo previsto do programa é de cerca de US$ 1 bilhão, mais US$ 500 milhões para infra-estrutura de terra.

O objetivo principal do projeto é de defesa do espaço aéreo e territorial, com desdobramento para outras funções, conforme especificações detalhadas pela empresa Atech Tecnologias Críticas, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira. Leia reportagem completa na edição de hoje da Folha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página