Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2008 - 11h47

Congresso retoma hoje atividades com foco na CPI dos Cartões Corporativos

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O Congresso Nacional retoma oficialmente suas atividades legislativas na tarde desta quarta-feira. Às 15h30, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), receberá uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por intermédio dos ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil). No entanto, o foco das atenções tanto no Senado quanto na Câmara estará voltado para um tema: a instauração da CPI dos Cartões Corporativos.

Em meio às denúncias de abusos cometidos por ministros e auxiliares diretos de Lula, a oposição promete intensificar a campanha para obter as assinaturas necessárias para a instalação da CPI. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) é o principal articulador desta campanha. Durante o recesso legislativo, ele esteve em Brasília em busca de apoio.

No entanto, aliados do governo afirmam que mesmo com a pressão da oposição pelas investigações, a proposta pode não avançar. É que o apoio à instauração da CPI depende fundamentalmente de parlamentares do PMDB --maior partido no Congresso. No entanto, os peemedebistas aguardam para os próximos dias as nomeações para estatais do setor elétrico, o que pode influenciar no apoio do partido ao governo.

De acordo com integrantes da cúpula do PMDB, a conversa com o ministro José Múcio pode ocorrer até sexta-feira. Os peemedebistas esperam as nomeações para a Eletrobrás, Eletronorte e Eletrosul. O assunto gera disputa com o PT, que também tem interesse em fazer nomeações para as estatais.

Votações

Apesar de os trabalhos legislativos terem início hoje, as votações no Congresso só serão retomadas na próxima semana. Na Câmara, há sete MPs (medidas provisórias) e três projetos com pedidos de urgência aguardando votação.

No Senado, Garibaldi quer fechar um acordo com os líderes partidários governistas e de oposição para acelerar as votações de MPs e também buscar uma solução para os vetos presidenciais.

Já o PSOL quer levar outro assunto para a discussão: o futuro político do senador Edison Lobão Filho (DEM-MA). Os líderes da legenda no Senado, José Nery (PA), e na Câmara, Chico Alencar (RJ), convocaram para o dia 11 uma reunião na qual vão definir se ingressarão com uma representação contra Lobão Filho por quebra de decoro parlamentar.

O senador é acusado de usar laranja para sonegar impostos, de ser sócio oculto em uma empresa de bebidas e ainda de cometer irregularidades na venda de uma emissora de TV no interior do Maranhão. Ele nega as acusações, mas não apresentou ainda os documentos que disse comprovarem sua inocência.

Também na próxima semana, a Comissão Mista de Orçamento deve votar os relatórios que tratam sobre o corte de R$ 20 bilhões na proposta orçamentária para 2008. O corte foi uma exigência do governo na tentativa de compensar parte da perda da arrecadação com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página