Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2002 - 09h28

FHC pede fim dos subsídios agrícolas e do protecionismo comercial

Da France Presse, em Johannesburgo

O presidente Fernando Henrique Cardoso pediu nesta segunda-feira em Johannesburgo, diante de mais de cem chefes de Estado e de governo, que acabem os mecanismos protecionistas que impedem o avanço econômico dos países em desenvolvimento.

"O desenvolvimento não é sustentável se é injusto, se há limitações impostas por um globalização assimétrica. Em nossa luta contra a pobreza, é essencial o fim dos subsídios agrícolas e de todas as barreiras alfandegárias e não alfandegárias", declarou o presidente.

Porta-voz dos interesses latino-americanos ao lado do equatoriano Gustavo Noboa, Fernando Henrique lembrou que o Brasil e a América Latina precisam ter maior acesso aos mercados e pediu aos seus colegas que tenham "coragem de tomar decisões difíceis, sem vacilar e com urgência".

FHC, que deixa a Presidência em janeiro de 2003, reafirmou que o Brasil assume a herança da primeira Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e garantiu que a colocação em prática da Agenda-21, documento redigido nesta ocasião, é "prioridade absoluta".

O presidente também pediu aos países industrializados, "sobretudo o G-8", que ratifiquem o Protocolo de Kyoto "o quanto antes possível" para a redução da emissão dos gases que causam o efeito estufa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página