Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2002 - 20h23

Empresa emite nota sobre incidentes com aviões em que viajava Maluf

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O candidato ao governo de São Paulo pelo PPB, Paulo Maluf, cancelou nesta terça-feira a viagem para São João da Boa Vista (229 km ao norte de São Paulo) depois que dois aviões em que estava terem apresentado problemas. A Líder Táxi Aéreo afirma, em nota, que os incidentes não ofereceram riscos à segurança dos passageiros e tripulantes.

Segundo a empresa, ao decolar de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por volta das 12h15, a aeronave - Beechjet 400A, um jato bimotor para 8 passageiros- retornou para a base após oito minutos de vôo. Conforme a assessoria do candidato, uma pequena explosão em uma válvula de pressurização interna da aeronave obrigou o retorno.

"A tripulação percebeu prontamente que o sistema de pressurização de emergência entrou em operação sem necessidade, tranquilizou os passageiros e retornou à base", diz a nota da Líder.

O problema permitiu a entrada de um fluxo adicional de ar dos motores para a cabine, provocando um ruído contínuo e mais alto "causando apenas um desconforto aos passageiros".

Em seguida, nova aeronave -Hawker 800, um jato bimotor para nove passageiros- foi preparada. No entanto, ao taxiar pela pista o avião apresentou uma indicação, sinalizada por uma luz no painel, de que o freio aerodinâmico estava fora de posição de vôo, fazendo com que a tripulação abortasse a decolagem, "mesmo tendo de antemão verificado que não havia qualquer alteração real no freio
aerodinâmico, dado que foi comprovado posteriormente pela equipe de manutenção", afirma a empresa.

A Líder afirma que todas as suas aeronaves passam por manutenção regular e estão em dia com suas revisões periódicas.

Maluf iria se encontrar com com 25 prefeitos da região de São João da Boa Vista.

Lula
O avião da Táxi Aéreo Marília em que viajava o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também apresentou problemas hoje.

Segundo a TAM, a aeronave que transportava o candidato e sua comitiva para a cidade de Passo Fundo (RS), precisou voltar para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 15 minutos após sua decolagem, por volta das 10h30, quando sobrevoava a região de Curitiba.

O comandante Edgar Perez e o co-piloto José Roberto França perceberam no painel a luz indicativa de baixa pressão no sistema hidráulico. 'Por medida de segurança e observando o manual do fabricante, o comandante da aeronave desceu o trem de pouso, avisou os passageiros e comunicou a torre que estava regressando a Congonhas', diz a empresa, em nota.

O avião -um Cessna- foi recolhido ao hangar para exame dos componentes.

Lula e sua comitiva seguiram viagem em outro Cessna Citation da TAM, por volta das 11h50.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página