36,8% dizem votar em candidato apoiado pelo presidente Lula, diz CNT/Sensus
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
Os candidatos às prefeituras municipais que tiverem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro deste ano vão levar vantagem na corrida eleitoral. Pesquisa divulgada pela CNT/Sensus nesta segunda-feira aponta que 36,8% dos entrevistados poderia votar, ou votaria, no candidato apoiado pelo presidente da República.
Outros 35% só votariam no candidato apoiado por Lula desde que o conhecessem. Somente 24,9% dos entrevistados não votariam no candidato à prefeitura de seu município que receber o apoio do presidente.
O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que o cenário é conseqüência da baixa rejeição registrada pelo presidente da República em todo o país.
"O presidente está com popularidade alta demais devido ao desempenho da economia e dos programas sociais do governo", explicou.
Segundo Guedes, é possível concluir que Lula irá transferir seu capital de votos para os candidatos a prefeito que tiverem seu apoio nos municípios.
Governadores
A pesquisa também mostra que, assim como Lula, os candidatos às prefeituras apoiados pelo governadores de Estado terão vantagem nas disputas sobre os demais. No total, 34,2% dos entrevistados votariam, ou poderiam votar, nos candidatos apoiados pelos governadores.
Outros 25,5% dos entrevistados não votariam nesses candidatos, enquanto 37,5% votariam apenas se conhecessem os envolvidos na disputa.
Entre os critérios mencionados pelos entrevistados para a escolha dos candidatos às eleições municipais, a boa administração ficou em primeiro lugar, com 39,6% dos votos --seguida pela atenção às questões sociais (25,9%), compromisso com a geração de empregos (19,8%) e ser um bom político (11,9%).
Os entrevistados também destacaram que o contato direito com o candidato é a informação mais importante aos eleitores na escolha de seus futuros prefeitos. O item foi mencionado por 44,2% dos entrevistados, seguido pelos programas eleitorais no rádio e na TV (26,3%), opinião de amigos e familiares (12,1%), comícios (7,8%) e opiniões de líderes comunitários (4%).
A pesquisa registrou, ainda, que 50,8% dos entrevistados não consideram legítimo que ministros, secretários de Estado ou de governo deixem os cargos para disputarem as eleições municipais. Somente 30,8% consideram como positiva a mudança, enquanto 11,6% se mostraram indiferentes.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 11 e 16 de fevereiro, em 136 municípios de 24 Estados do país. No total, foram realizadas 2.000 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Leia mais
- Alckmin e Marta lideram disputa pela Prefeitura de SP, diz Datafolha
- Alckmin só não sai candidato a prefeito se não quiser, diz Mendes Thame
- Alckmin venceria Marta por 52% a 40% no 2º turno, diz Datafolha
- Reprovação a Gilberto Kassab diminui 8 pontos, diz Datafolha
- Lula e FHC contemporizaram com patrimonialismo, diz Ciro
Especial


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar