Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2008 - 11h38

Balestreri deve assumir interinamente a Secretaria de Segurança Pública

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Justiça) analisa o nome do professor Ricardo Brisolla Balestreri para ser o novo Secretário Nacional de Segurança Pública. Balestreri deve substituir o atual secretário Antonio Carlos Biscaia --que assume vaga de deputado federal (do PT do Rio de Janeiro) na Câmara. Balestreri já é o segundo de Biscaia no ministério.

O técnico gaúcho não tem vínculos políticos, segundo interlocutores de Tarso. A Folha Online apurou que por enquanto o nome de Balestreri é analisado para assumir interinamente a função. Ele é considerado um administrador capaz de coordenar o carro-chefe do Ministério da Justiça: o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), o chamado PAC da Segurança.

Ficará sob responsabilidade de Balestreri a administração de R$ 1,4 bilhão até 2011, que é o total destinado ao programa de segurança pública. Um dos projetos que lidera o programa é o treinamento de policiais, área que é a especialidade de Balestreri.

Já Biscaia assume a vaga na Câmara até quarta-feira, quando deverá ser publicada sua exoneração da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O petista assume como deputado federal no lugar de Edson Santos --que deixou a Câmara para ocupar a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Santos foi nomeado secretário com status de ministro em substituição a Matilde Ribeiro, que deixou o governo sob suspeitas de uso irregular de cartões corporativos. Em um ano, Matilde teria utilizado R$ 171 mil em cartões. Ela negou irregularidades e também foi defendida publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página