Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2002 - 23h45

Corpo de d. Lucas é velado em Salvador

da Agência Folha, em Salvador

O corpo do cardeal d. Lucas Moreira Neves chegou a Salvador por volta das 21h30 deste sábado e será levado para a cidade natal do religioso, em São João del Rey (MG), onde será velado na manhã de domingo.

No período da tarde, o corpo do cardeal voltará a Salvador, onde será enterrado na segunda-feira, por volta das 15h.

Ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e integrante da ala conservadora da Igreja Católica no Brasil, d. Lucas Neves, 76, morreu no último domingo, na clínica Pio 11, em Roma. Nos últimos dois anos, d. Lucas chegou a integrar a lista de possíveis sucessores do papa.

Durante a vigília que acontecerá hoje à noite até o enterro do cardeal -previsto para o final da tarde da próxima segunda-feira-, estarão se apresentando na catedral diversos corais, cameratas e grupos instrumentais.

Na segunda-feira, às 15h, o cardeal d. Geraldo Majella preside a celebração da última missa de corpo presente. Durante as celebrações, serão feitas preces pela Igreja Universal do Reino de Deus, por um integrante da Fundação Dom Avelar, por familiares do cardeal e por um padre ordenado pelo arcebispo.

Após a cerimônia, o caixão com o corpo do cardeal percorrerá as principais ruas do centro histórico da capital baiana, voltando à catedral, para ser enterrado.

D. Lucas se tornou cardeal em 1988 e era considerado um dos mais próximos colaboradores do papa João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página