Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2002 - 12h39

Morre em SP Hélio Navarro, deputado que se opôs ao regime militar

da Folha Online

O ex-deputado federal Hélio Henrique Pereira Navarro morreu ontem de câncer, aos 61 anos de idade, em São José do Rio Pardo (266 km ao norte de São Paulo). Ele ficou conhecido por se opor ao regime militar (1964-1985) quando atuava no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que ajudou a fundar.

Advogado, Navarro foi eleito deputado em 1966 aos 25 anos, teve mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos com a instauração do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em 1968, marco do endurecimento do regime militar no Brasil.

Ao contrário de diversos políticos, Navarro não se exilou no exterior, tendo sido preso, processado e condenado a 21 meses de prisão, com base na Lei de Segurança Nacional, por usar a tribuna da Câmara dos Deputados para criticar o regime. Ele cumpriu a pena no antigo presídio Tiradentes, em São Paulo.

O ex-deputado presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no largo de São Francisco.

Durante o período de redemocratização, Navarro candidatou-se ao Senado, em 1982, tornando-se suplente do senador Severo Gomes.

Em 1986, disputou uma vaga como deputado federal, mas não se elegeu. Em 1992, perdeu as eleições para prefeito de São José do Rio Pardo, e abandonou a política, passando a dedicar-se à advocacia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página